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Editorial

Buscar referências e pesquisar preços no e-commerce são fundamentais para as compras na Black Friday

Para o Conselho de Comércio Eletrônico da FecomercioSP, o consumidor precisa estar atento em identificar as melhores ofertas e utilizar sempre o cartão de crédito

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São Paulo, 22 de novembro de 2016 - A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio do seu Conselho de Comércio Eletrônico dá algumas dicas para garantir uma experiência de compra positiva durante a Black Friday, que acontece nesta sexta-feira, 25 de novembro. 

Para Pedro Guasti, presidente do Conselho de Comércio Eletrônico da FecomercioSP e CEO da Ebit, o consumidor precisa estar atento aos preços sugeridos e verificar se o desconto está de acordo com o anunciado. 

Além disso, Pedro reforça a importância em buscar referências positivas das lojas on-line e verificar se a mesma tem selos de certificação e boa reputação no mercado. "Uma vez que a loja já foi avaliada por outros consumidores, fica mais fácil identificar se há riscos de ter problemas no processo de compra do produto", explica. 

Outra questão que envolve uma atenção maior dos consumidores é a forma de pagamento utilizada e o prazo de entrega, principalmente se a loja está oferecendo um bom desconto e não é tão conhecida no mercado. De acordo com Guasti, o ideal é evitar o pagamento usando boletos bancários e utilizar sempre o cartão de crédito. Ele reforça a importância em buscar sites que forneçam garantias, como por exemplo, os que tenham os chamados facilitadores de pagamentos que são empresas que dão até 14 dias para suspender a transferência financeira para as lojas caso o cliente não tenha recebido o produto ou se eventualmente seja entregue com algum defeito. 

Pedro Guasti ainda recomenda que é importante lembrar que os produtos têm um sortimento restrito. "O consumidor após pesquisar e escolher a melhor oferta deve ficar atento ao limite de estoque e garantir a compra nas primeiras horas do dia, caso contrário, corre o risco de perder a promoção." 

Segundo dados da Ebit, a estimativa é que o faturamento da data alcance R$ 2,1 bilhões. Esse valor representa um crescimento nominal próximo de 30% em relação à edição de 2015, ano em que as vendas superaram as expectativas e alcançaram o montante de R$ 1,6 bilhão. 

Os produtos com maior intenção de compra devem ser das categorias Eletrônicos (34%); Eletrodomésticos (28%); Telefonia e Celulares (27%); Informática (23%); e Casa e Decoração (13%), respectivamente. 

Além disso, a pesquisa também indica que das aquisições esperadas na Black Friday, 44% devem ser feitas com o intuito de antecipar as compras para o Natal.

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