Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Podcasts

Juros em alta no Brasil e nos Estados Unidos: entenda os impactos para empresas e consumidores

"Economix” também analisa a desaceleração do setor de serviços em abril

Ajustar texto A+A-

Juros em alta no Brasil e nos Estados Unidos: entenda os impactos para empresas e consumidores

Podcast analisa as decisões dos bancos centrais brasileiro e norte-americano
(Arte/Tutu)

Como esperado, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (Bacen), elevou a taxa básica de juros em 0,5 ponto porcentual (p.p.) nesta semana. Assim, a Selic subiu para 13,25% ao ano (a.a.).

Desde março de 2021, a taxa de juros, que estava em 2% a.a., foi elevada 11 vezes – e o colegiado já antecipou que haverá, no mínimo, mais uma alta.

Ouça outros episódios do Economix
Bons sinais para a economia: inflação suaviza e varejo segue em alta em 2022
Serviços puxam alta do PIB no primeiro trimestre; ouça o podcast
Ainda disseminada, inflação arrefece momentaneamente com bandeira tarifária verde

Contudo, o aumento dos juros não é uma exclusividade do País. Nos Estados Unidos, o Federal Reserve (FED), o banco central norte-americano, também elevou as taxas de referência nesta semana.

Com a inflação no maior nível dos últimos 40 anos (8,6% em 12 meses até maio), a autoridade monetária promoveu uma alta de 0,75 p.p., o que não acontecia desde 1994. Desse modo, os juros passaram a flutuar no intervalo de 1,5% a 1,75% a.a. – e vão continuar subindo, de acordo com sinalização do FED.

Esta edição do Economix – podcast de economia e negócios da FecomercioSP – destaca os movimentos dos bancos centrais e aponta como os juros afetam as decisões de compra, investimento e financiamento de empresas e consumidores.

Além disso, o episódio analisa o fraco desempenho do setor de serviços em abril, que cresceu 0,2% na comparação com março, ainda que esteja 7,2% acima do nível pré-pandemia.

O programa também avalia a queda das vendas no varejo estadunidense em maio (-0,3%, ante abril), sintoma do processo inflacionário.

Por fim, a edição examina as condições econômicas da China. Apesar de o governo ter flexibilizado as restrições à circulação de pessoas em maio, a atividade demonstra sérios sinais de que pode contrair no segundo trimestre deste ano.

Ouça o podcast:

O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)