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Negócios

Nichos de mercado: inove e faça a diferença para o consumidor

Ato de inovar é abrangente e pode ser aplicado também no atendimento e até na exposição dos produtos

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Nichos de mercado: inove e faça a diferença para o consumidor

Para os empresários que já têm seu negócio em funcionamento, a FecomercioSP ressalta que o ato de inovar é abrangente 
(Arte: TUTU)

Por Priscila Trindade

A inovação é uma das características de sucesso para as empresas, mas trazer uma novidade para o mercado exige planejamento e atenção ao que o cliente procura. Os empreendedores que inovam em nichos de mercado são aqueles que enxergam uma demanda específica e, com base nela, oferecem seu produto ou serviço.

O diferencial, em princípio, está em atender a uma parcela de consumidores que até então não tinha a atenção devida do mercado. E se engana quem pensa que essa ideia inovadora precisa vir de um consultor ou especialista, porque ela pode aparecer em razão das necessidades que o próprio empreendedor tem.

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Foi exatamente isso que aconteceu com a loja de produtos veganos Empório Mais Verde, localizada na zona sul da capital paulista. Atualmente, o estabelecimento oferece mil produtos livres de ingredientes de origem animal e de marcas que não realizam testes em animais.

“O negócio nasceu da união de dois fatores: a vontade de abrir um negócio próprio, com a minha filosofia de vida, que é o veganismo. Abrimos com o objetivo de tornar a vida dos veganos mais prática, já que reunimos em um só lugar uma grande variedade de produtos às vezes difíceis de encontrar”, diz a sócio-fundadora da empresa, Lilian Nahat.

A criação da linha de cosméticos orgânicos Souvie, no município de Itupeva, também teve origem numa preocupação do casal de sócios que queria utilizar nos seus trigêmeos produtos sem composição química desde a plantação. O ideal seria a compra de itens classificados como orgânico-certificados, mas a falta deles no Brasil determinou a abertura da empresa inicialmente com uma linha para recém-nascidos e outra para gestantes.

A forma como a Souvie desenvolveu os produtos segue a orientação da assessoria técnica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) de ter como base o profundo conhecimento do mercado e do produto a ser oferecido. Para a Entidade, essa é a melhor forma de reduzir os riscos do fracasso dos negócios.

“Levamos anos para encontrar as espécies aromáticas, como lavandas, gerânios e camomilas, que poderiam ser incorporadas em nossos produtos, extraindo de maneira orgânica os seus óleos essenciais. Desenhamos produtos que tem eficácia comprovada, contando com o melhor da tecnologia disponível. Queremos mostrar que além de utilizarmos químicas verdes, é possível entregar cosméticos de alta performance”, explica o diretor de marketing da Souvie, Marcos Iorio.

Para os empresários que já têm seu negócio em funcionamento, a FecomercioSP ressalta que o ato de inovar é abrangente e pode ser aplicado também no atendimento e até na exposição e venda fora do estabelecimento. Por isso, refletir sobre os processos aplicados nos negócios ajuda a empresa a encontrar várias maneiras de fazer o que ela já faz.

Para saber mais sobre o assunto, o empreendedor pode acessar aqui um conteúdo especial desenvolvido pela FecomercioSP sobre inovação nos negócios. O material, em vídeo, aborda pontos importantes que podem fazer a diferença para a empresa, como experiência de compra, artigos próprios e nichos de mercado, tecnologia ao acesso de todos e mensuração de resultados.

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