Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Podcasts

Surpresa positiva? Dados indicam economia mais forte no primeiro trimestre

“Economix” também analisa as atuais condições das contas públicas

Ajustar texto A+A-

Surpresa positiva? Dados indicam economia mais forte no primeiro trimestre

Economia cresceu 2,4% na comparação interanual no primeiro trimestre, segundo a FGV
(Arte/Tutu)

A economia brasileira pode ter surpreendido positivamente e crescido mais do que o inicialmente projetado para o primeiro trimestre.

De acordo com o Monitor do PIB (Produto Interno Bruto), indicador mensal da Fundação Getulio Vargas (FGV), a atividade econômica avançou 2,4% no primeiro trimestre, na comparação interanual. No confronto com o quarto período de 2021, a alta foi de 1,5%.

Após analisar os desempenhos de setores como os serviços, o varejo e a indústria nas últimas edições, o Economix – podcast de economia e negócios da FecomercioSP – desta sexta-feira (20) discorre sobre o ritmo da economia como um todo no início de 2022.

Além disso, o episódio analisa as condições das contas públicas, que, em 12 meses até março, registaram superávit primário de R$ 122,8 bilhões, o equivalente a 1,37% do PIB, ao passo que o déficit nominal ficou em R$ 281 bilhões (3,15% do PIB).

No cenário internacional, apesar da inflação elevada, o varejo cresceu pelo quarto mês consecutivo nos Estados Unidos, com expansão de 0,9% em abril sobre março.

Na China, por outro lado, as vendas do mesmo setor caíram 11,1% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado. A queda da indústria, ainda que mais moderada, foi de 2,9%. De todo modo, os dados negativos reforçam as teses de que existam desequilíbrios preocupantes na economia do gigante asiático.

Ouça o podcast:

O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.

Ouça outros episódios do Economix
Apesar da inflação elevada, varejo e serviços surpreendem positivamente no primeiro trimestre
Juros sobem e continuarão subindo: qual será o teto da taxa Selic?
Repique do dólar e inflação generalizada impõem novos desafios à economia

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)