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Negócios

Turismo deve se preparar para a demanda do segmento de lazer em 2024

Pesquisa mostra que brasileiro vai priorizar investimentos nesse tipo de viagem

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Turismo deve se preparar para a demanda do segmento de lazer em 2024
Leandro Paez, sócio-diretor da BCG, destacou os pontos a serem trabalhados pelas empresas para que aproveitem a demanda crescente do setor (Arte: TUTU)

Mais da metade dos brasileiros espera investir mais em viagens de lazer nos próximos seis meses. Essa, aliás, foi a primeira necessidade apontada em pesquisa recente do Boston Consulting Group (BCG). A preferência supera outras 33 categorias, como aquisições de roupas e produtos de luxo, idas a shows e spas e compra de bebidas alcoólicas.

Na comparação global, enquanto a propensão ao crescimento de gastos com viagens de lazer ocupa o primeiro lugar (com mais de metade dos respondentes esperando aumentar seus gastos), no Japão, o item está em nono lugar; nos Estados Unidos, o 19º; e na Alemanha, o 21º. 

Nos dados apresentados por Leandro Paez, sócio-diretor da BCG, em reunião do Conselho de Turismo da FecomercioSP no dia 30 de novembro, as viagens corporativas também apareceram entre as intenções de gastos. A modalidade ficou no 15º lugar da lista nacional, ainda acima de cinema e reformas de casa. 

Setores de destaque 

Os setores com boas perspectivas para 2024 são:

- transporte aéreo (doméstico e internacional);

- hotéis (lazer e corporativo);

- locação de carros (corporativo);

- agências de viagens (on e offline);

- locação de carros para lazer, que deve manter estabilidade após o forte crescimento dos últimos anos.

Dicas 

Paez ainda destacou os três pontos principais que precisam ser trabalhados (ou aperfeiçoados) pelas empresas para que aproveitem a demanda crescente do setor.

Foco no consumidor

Capitalize a retomada da demanda e oferecer às novas demográficas e aos segmentos de viajantes. Exemplo: luxo, aventura, ecoturismo e bleisure (pessoas que viajam para trabalhar home office)

Digital e disrupções tecnológicas 

Abrace o digital, a omnicanalidade e a personalização no serviço ao cliente. Invista na Inteligência Artificial (IA) e na jornada de compra do viajante para reduzir os obstáculos existentes neste processo.

Preparação para o futuro

Crie um ecossistema de parcerias de valor como um todo, incluindo órgãos e associações. Além disso, atente-se para a atração e a retenção de talentos na empresa.

Acesse aqui e saiba mais sobre o Conselho de Turismo.

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