Economia
26/07/2019Agenda da produtividade precisa integrar abertura comercial e melhoria da infraestrutura, diz Henrique Meirelles
Secretário da Fazenda de São Paulo explica, em entrevista ao UM BRASIL, os fatores que impedem que o País tenha um ambiente oportuno aos pequenos negócios

Entre outros pontos, Meirelles ressalta que é muito importante repensar a logística no Brasil
(Foto: Christian Parente)
A Reforma da Previdência é um primeiro passo para aumentar a produtividade, mas precisa ser acompanhada de outras medidas que melhorem tanto a condição produtiva quanto de crescimento do País por outras vias, como a abertura comercial e a infraestrutura. Essa é a avaliação do secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles.
Em entrevista ao UM BRASIL, plataforma mantida pela FecomercioSP, o secretário ressaltou a importância dessas mudanças estruturais ao lembrar do posicionamento do Brasil no relatório Doing Business, ranking global do Banco Mundial que avalia as leis e regulações que facilitam ou dificultam as atividades das empresas em mais de 100 países.
Atualmente, o País ocupa a 109ª posição nessa lista. Meirelles acha que ainda é um resultado baixo e que há possibilidades de avanços nesse sentido. Essas agendas de reformas, como a da Previdência e a de simplificação tributária, são defendidas pela FecomercioSP, tanto para o bom desempenho dos negócios quanto para facilitar processos operacionais fundamentais para as organizações.
Na entrevista, Meirelles – que já foi presidente do Banco Central e ministro da Fazenda – explica alguns dos entraves aos setores produtivos do País e quais os passos para que as falhas estruturais sejam corrigidas, de modo que seja possível atender a uma demanda forte, segundo ele, de investidores interessados em aplicar recursos no Brasil.
“Em primeiro lugar, a Reforma da Previdência, que aumenta a produtividade e elimina o elevado risco fiscal do Brasil; outra parte importante é a abertura comercial, que por si só já aumenta a produtividade, porém, demanda um aumento de produtividade também por meio de outros fatores para que as empresas brasileiras consigam competir no mercado aberto. Portanto, tem de ser uma coisa conjunta e gradual”, destaca Meirelles à entrevistadora Thais Herédia.
Veja também:
Agenda que priorize abertura econômica pode recuperar imagem de polo de investimentos do Brasil, diz Guilherme Casarões
Abertura comercial é fundamental para tornar os setores da economia mais competitivos no exterior, diz Marcos Jank
Entre outros pontos, Meirelles ressalta que é muito importante rever a infraestrutura e a logística no Brasil, pois tudo relativo a isso – inclusive energia e transporte – é complicado e caro. “Existe uma oportunidade muito grande de investimento e de interesse nesse setor. Outra coisa importante é quanto às regras do jogo: a segurança jurídica. Precisamos ter regras claras, com leis claras, que não deem margem à interpretação”, comenta Meirelles. Para ele, essas são as ferramentas para o crescimento.
Ele afirma ainda que está sendo criado um grupo composto por Estados do Sul e Sudeste para dar andamento a medidas que tragam esse impacto na produtividade do Brasil e no ambiente de negócios. Uma dessas medidas é a Reforma Tributária. Segundo Meirelles, esses Estados, juntos, representam 70% da economia nacional e com forte presença no Congresso, mas que nunca se articularam de modo conjunto.

Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/um-brasil/materias/agenda-da-produtividade-precisa-integrar-abertura-comercial-e-melhoria-da-infraestrutura-diz-henrique-meirelles
Notícias relacionadas
-
Economia Digital
IA aplicada à logística beneficia o e-commerce; veja como
Automação e roteirização inteligente reduzem custos, melhoram a experiência e abrem novas oportunidades
-
Economia Digital
Cerco às Big Techs: decisão do STF impõe novo regime de moderação da internet
MercadoConfiança do empresário do Comércio sobe em julho, mas queda anual aponta reflexo negativo da política econômica
MercadoPreocupações econômicas retraem consumo das famílias paulistanas
Recomendadas para você
-
Economia Digital
Inovação a partir de quem usa
“É do usuário que novas indústrias surgem”, afirma Eric von Hippel, pesquisador no MIT
-
Internacional
Excesso de processos burocráticos traz prejuízos às empresas e ao País
Economia defende que agilizar a burocracia não é uma questão só de processos
-
Economia Digital
Regulação pode conter os perigos ds plataformas digitais e da IA
Para conter riscos e ameaças trazidas, jornalista defende a “regulação democrática”
-
Economia Digital
Evolução dos meios de pagamento exige diversificação
Dinheiro e cartões seguem importantes para o varejo, que deve priorizar combinação eficiente dos métodos