Negócios
23/03/2018“Se o Brasil não for possível, o mundo é impossível”, afirma Marcos de Azambuja
O diplomata e ex-embaixador do Brasil na Argentina e na França diz que País ainda é uma grande potência regional com projeções mundiais com papel crescente no século 21

Azambuja diz que apesar de sermos uma grande potência agropecuária e territorial, o desempenho da ciência e tecnologia é intermediário
(Foto: Christian Parente)
“Se o Brasil não der certo, o mundo não vai dar certo. Sem nenhuma pretensão, mas o Brasil é um microcosmo. É uma síntese de raças, de cultura, de civilizações. Se nós não dermos certo, as condições para o mundo ficam prejudicadas”, é assim que o diplomata e ex-embaixador do Brasil na Argentina e na França, Marcos de Azambuja, define o papel do País no século 21.
Em entrevista ao UM BRASIL, Azambuja afirma a Jaime Spitzcovsky que o Brasil não deve se considerar um País inferior com “complexo de vira-lata”, mas se posicionar de acordo com suas reais capacidades.
Veja também:
Roberto Giannetti fala ao UM BRASIL sobre a importância da abertura econômica no Brasil
Em quase cem anos, o ICC criou uma “expertise” em processos para o comércio global, diz Daniel Feffer
“Brasil é o país mais fechado no mundo no comércio”, diz Otaviano Canuto
“O Brasil tem de jogar dentro das suas possibilidades. Nem truculência, nem tonitruância, nem excesso de protagonismo, mas também nenhum excesso de modéstia. O Brasil ainda é uma grande potência regional com projeções mundiais”, diz e complementa: “Um país não pode viver aquém do que ele é, mas não deve viver além do que ele pode”.
Azambuja considera que, apesar de sermos uma grande potência agropecuária e territorial, o desempenho da ciência e tecnologia é intermediário. “O Brasil é um país de difícil conceituação e tem uma capacidade de ser simultaneamente muitas coisas”, explica.
Sobre a política externa brasileira entre os períodos de governos dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva, o especialista entende que o País teve uma atuação de protagonismo sensato.
Para o diplomata, a história mostra que o Brasil erra pouco, mas é retardatário e demora muito em acertar em suas decisões. Azambuja acredita que a Nação alcançará os desenvolvimentos econômico, social e político apenas com um somatório de ações.
“Estou convencido que o Brasil vai se arrumar não por uma definição central de um governo, mas por acertos setoriais. Quero dizer, pouco a pouco o País começa a dar certo num município que resolve bem a educação, noutro que resolve melhor a saúde, noutro que resolve mais a produção de alimentos. Pela sua complexidade, o Brasil não é um país que possa ser governado de uma cidade”, destaca Azambuja.
Na conversa, ele comenta ainda sobre os grandes desafios globais, como instabilidade da Venezuela, diplomacia Trump, ondas imigratórias na Europa e ascensão da extrema-direita no mundo democrático.
Confira a entrevista na íntegra:
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/um-brasil/materias/se-o-brasil-nao-for-possivel-o-mundo-e-impossivel-afirma-marcos-de-azambuja
Notícias relacionadas
-
Empreendedorismo
Oito dicas infalíveis para impulsionar os negócios
Veja como transformar a “Black Friday do 1º semestre” em um grande sucesso
-
Empreendedorismo
Não caia em fake News! INSS não cortou profissões do MEI
VarejoVarejo inicia o ano com alta, mas pode desacelerar a partir do segundo trimestre
TurismoTurismo bate recorde e fatura R$ 207 bilhões em 2024
Recomendadas para você
-
Turismo
Retomada da exigência de vistos do governo preocupa
Estadunidenses, canadenses e australianos precisarão de autorização para entrar no Brasil a partir de 10 de abril; Entidade atua pela revogação da medida no Congresso
-
Serviços
Serviços se consolidam como motor da economia em 2024
Diante de projeções moderadas para 2025, FecomercioSP aponta saídas para amenizar reflexos da conjuntura
-
Empreendedorismo
Vai empreender? Escolha o modelo de negócio ideal: próprio ou franquia
Expresso MEI traz opções de empreendimentos para o futuro empresário fazer a escolha certa
-
Empreendedorismo
Confira as situações que obrigam o MEI a declarar o IRPF 2025
‘Expresso MEI’ esclarece regras que enquadram o empreendedor nos requisitos da Receita Federal