Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Banco Central acerta ao manter a Selic em 6,5%, avalia a FecomercioSP

Entidade ressalta, porém, que tensão eleitoral e taxa de câmbio em alta ainda preocupam

Ajustar texto A+A-

Banco Central acerta ao manter a Selic em 6,5%, avalia a FecomercioSP

FecomercioSP acredita ser correta a postura cautelosa da autoridade monetária
(Arte: TUTU)

A manutenção da taxa Selic em 6,5%, anunciada nesta quarta-feira (19) pelo Banco Central (BC), já era esperada, segundo avalia a assessoria econômica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). De acordo com a Entidade, passada a pressão inflacionária sobre os alimentos proveniente da paralisação dos caminhoneiros, e considerando os recentes efeitos do cenário eleitoral sobre o câmbio que se mantém acima dos R$ 4, não há muita alternativa para o BC que não seja permanecer atento aos movimentos dos preços sem alterar a Selic.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) se mantém na casa dos 4%, apenas por conta dos efeitos do aumento do preço de alimentos em maio e junho sobre o custo de vida, mas as apostas dos analistas, verificadas no relatório Focus, mostram que não há pressões adicionais para o momento, ainda que o câmbio preocupe. Assim, a Federação entende que não há necessidade de se retomar o ciclo de alta de juros, ao menos por enquanto, porém acredita que o Banco Central não pode ousar demais e reduzir a Selic abaixo dos atuais 6,5%.

Veja também:
PIB deve crescer 1,7% neste ano, estima FecomercioSP
Estratégias de investimento se diversificam com cenário eleitoral incerto
Enfraquecimento da economia reduz ritmo de recuperação do mercado de trabalho e resultado deve aparecer em 2019

Diante do fraco desempenho econômico por um lado, e das pressões vindas de alimentos e do câmbio, a FecomercioSP acredita ser correta a postura cautelosa da autoridade monetária. A Entidade espera ainda que no médio prazo (no novo ciclo de governo em 2019) o Brasil termine de fazer seu ajuste fiscal permitindo não só a queda mais acentuada de juros como também impedindo que já no ano que vem o País tenha que passar por outro ciclo de alta da Selic.

Novos movimentos para baixo somente virão em um eventual novo governo, se este estiver comprometido com as reformas estruturais que o País precisa para atingir um nível de maturidade econômica que o torne um porto realmente seguro e atrativo para investimentos. Caso contrário, poderemos esperar dólar alto, inflação maior e o BC sem muitas opções que não elevar as taxas de juros, avalia a Federação.

Fechar (X)