Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Comércio atacadista do Estado de São Paulo elimina 271 vagas de trabalho

Cenário de eliminação de postos de trabalho verificado em maio pode se repetir em junho, e, por isso, os empresários atacadistas devem ter cautela na tomada de decisão sobre o quadro funcional

Ajustar texto A+A-

Comércio atacadista do Estado de São Paulo elimina 271 vagas de trabalho

Segmento de materiais de construção, madeira e ferramentas foi um dos que mais eliminou vagas em maio
(Arte: TUTU)

Após quatro meses de resultados positivos, o comércio atacadista do Estado de São Paulo eliminou em maio 271 vagas com carteira assinada encerrando o mês com um estoque de 501.800 vínculos empregatícios ativos. Os dados são da Pesquisa de Emprego no Comércio Atacadista do Estado de São Paulo (PESP Atacado), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

A expectativa da Entidade é que o cenário de eliminação de postos de trabalho se repita em junho, e, por isso, os empresários atacadistas devem ter cautela na tomada de decisão sobre o quadro funcional. A medida vale até para os segmentos com bom desempenho nos últimos meses – como os atacados de papel, resíduos, sucata e metais e produtos farmacêuticos e higiene pessoal. Fazer um bom planejamento nas projeções do faturamento e administração de estoques é outra medida que pode auxiliar os empreendedores neste momento.

Veja também:
Baixo consumo faz crescer parcela de empresários com estoques altos em julho
Índice de Confiança do Empresário do Comércio cai 4,4% em junho sob efeito da paralisação dos caminhoneiros
Índice de Expansão do Comércio cai 2,7% em junho e mostra desânimo dos empresários com o cenário econômico do País

A eliminação de empregos registrada em maio é reflexo da paralisação dos caminhoneiros e das eleições de 2018, que trouxeram um clima de incerteza para o cenário econômico, gerando altas nos indicadores de inflação e no dólar. Essas situações podem desacelerar o processo de retomada das vendas, fator determinante para que se invista em mão de obra.

A PESP Atacado aponta que cinco das dez atividades avaliadas registraram mais desligamentos do que admissões, com destaque para os comércios atacadistas de alimentos e bebidas (-327 vagas) e de materiais de construção, madeira e ferramentas (-200 vagas). Por outro lado, o maior saldo positivo no mês foi do grupo de produtos farmacêuticos e higiene pessoal (+326 vagas).

Desempenho regional
A pesquisa analisa o nível de emprego do comércio atacadista do Estado em 16 regiões com base nos dados do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e das informações sobre movimentações declaradas pelas empresas do atacado paulista.

Em maio, o setor registrou fechamento de postos de trabalho em metade das regiões analisadas, com destaque para a capital e para a região de Bauru, no interior paulista.

Na capital, o saldo negativo de 150 vagas foi puxado pelas atividades de materiais de construção e eletrônicos e equipamentos de uso pessoal. O atacado paulistano encerrou o mês com um estoque ativo de 207.956 trabalhadores formais, alta de 1,2% em relação a maio de 2017.

Fechar (X)