Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Confiança do paulistano toma fôlego em agosto com alta de 0,9%

Índice medido pela FecomercioSP sobe pelo segundo mês consecutivo e chega a 110,5 pontos

Ajustar texto A+A-

Confiança do paulistano toma fôlego em agosto com alta de 0,9%

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da cidade de São Paulo chegou a 110,5 pontos em agosto tendo um crescimento de 0,9%, em relação ao mês anterior. Na comparação com agosto de 2013, no entanto, o indicador apresentou queda de 16,9%. O índice varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total) e revela a percepção das pessoas sobre a situação atual da economia e é usado tanto pelos comerciantes, quanto pela indústria como balizador para novos investimentos. A pesquisa é realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Pelo segundo mês consecutivo, o público feminino apresentou alta significativa no indicador, com crescimento de 4,3% sobre o mês anterior ao atingir 111,0 pontos. Consumidores que ganham a partir de dez salários mínimos também elevaram o otimismo, com alta de 4,7% no mesmo período. Já o público masculino ficou menos confiante, com recuo de 2,3%, chegando aos 110,1 pontos. Consumidores com rendimento inferior a dez salários mínimos apresentaram queda de confiança de 0,8% em relação a julho.

Os dois subíndices que compõem o indicador de confiança apresentaram aumento. Enquanto o Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA)  subiu 0,8%, aos 110,1 pontos, o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC) cresceu 1,0%, atingindo os 110,8 pontos.

Para a FecomercioSP, o mês de agosto aponta que o consumidor está mais confiante, tanto com sua situação atual quanto ao seu futuro.  O arrefecimento dos índices de inflação observado nos últimos meses, aliado à segurança de emprego são fatores importantes para o impulso positivo da confiança do consumidor.

Fechar (X)