Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Consumidor paulistano termina o ano pessimista e confiança cai 20% em 2015 na comparação com média de 2014

Índice que mede a confiança com as condições econômicas atuais foi o principal responsável, com queda da média anual de 34,4%

Ajustar texto A+A-

Consumidor paulistano termina o ano pessimista e confiança cai 20% em 2015 na comparação com média de 2014

O ano de 2015 ficou marcado pelo fato de a confiança de consumidores e empresários entrar na zona de pessimismo pela primeira vez desde 2002. Por causa das crises econômica e política, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), encerrou o ano com 87,2 pontos, queda de 22,8% em relação a dezembro de 2014, quando registrou 113 pontos. Já no comparativo mensal, o indicador apresentou alta de 1,9% sobre os 85,6 pontos registrados em novembro. Assim, no ano, o ICC registrou uma média de 94,4 pontos (a menor desde 2002), valor 19,9% inferior à média de 117,9 pontos registrada em 2014.
 
Segundo a Entidade, a piora na percepção das condições econômicas atuais foi a principal responsável para que o consumidor encerrasse o ano pessimista. Para a Federação, o resultado reflete principalmente a deterioração da renda, a inflação elevada, a preocupação crescente com o desemprego e o crédito mais caro e restrito. A instabilidade política também explica o recuo do indicador.
 
O Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA), um dos componentes do ICC, encerrou o ano com queda de 46,7%, marcando 57,9 pontos, ante 108,7 em dezembro de 2014. Em relação a novembro - quando registrou 54,3 pontos -, houve alta de 6,7%. Com isso, no ano, o ICEA registrou uma média de 76,9 pontos, valor 34,4% inferior à média de 117,3 pontos registrada em 2014.
 
Já o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC), o outro componente do ICC, apesar da queda anual de 7,9%, terminou o ano acima dos cem pontos. Em dezembro, o indicador registrou 106,6 pontos, com ligeira alta de 0,2% em relação aos 106,4 pontos de novembro. Com isso, no ano, o IEC registrou uma média de 106 pontos, valor 10,4% inferior à média de 118,3 pontos registrada em 2014. 
 
Gênero, idade e renda
Entre todos os segmentos analisados pela pesquisa, os consumidores com mais de 35 anos foram os que encerraram 2015 mais pessimistas: o ICC deles marcou 81,4 pontos em dezembro, ante 82 pontos em novembro e 107,2 pontos em dezembro de 2014.
 
Os menos pessimistas foram os consumidores com renda familiar superior a dez salários mínimos: ICC de 93 pontos em dezembro, ante 87,6 pontos em novembro e 108,5 pontos em dezembro de 2014.

O maior recuo anual da confiança, por sua vez, foi observado entre os consumidores com renda inferior a dez salários mínimos: o ICC deles apresentou queda de 26,6% na comparação com dezembro de 2014.
 
As mulheres, por fim, encerraram o ano mais pessimistas do que os homens: o ICC delas ficou em 82,5 pontos em dezembro, contra 91,9 pontos no caso deles.
 
Para a FecomercioSP, o pessimismo do consumidor paulistano, que deve resultar em vendas mais fracas no fim do ano, ainda deve continuar pelos próximos meses - enquanto não houver um projeto consistente de ajuste da economia brasileira.

Clique aqui para ver o resultado da pesquisa em meses anteriores.

Fechar (X)