Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Podcasts

Empresa desenvolve programa de consultoria voltado à diversidade e à inclusão

Executivo da Mais Diversidade fala sobre a importância da pauta, no episódio do M&P desta semana

Ajustar texto A+A-

Empresa desenvolve programa de consultoria voltado à diversidade e à inclusão

As empresas não vão deixar de trabalhar pautas ligadas à diversidade e à inclusão, afirma Torres
(Arte: TUTU)

O episódio desta semana do podcast Mercado & Perspectivas, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), recebeu o sócio e COO da Mais Diversidade, João Torres, em uma conversa sobre a agenda de diversidade e inclusão nas empresas, o papel das lideranças e a evolução desta pauta. 

De acordo com Torres, diversidade e inclusão são duas palavras que andam juntas, mas que representam desafios diferentes para as organizações. Todo o processo de cálculo e contagem, evidencia as questões de diversidade, diretamente ligadas aos desafios de representatividade nas organizações. Já a inclusão representa um desafio qualitativo, o que significa criar um espaço de respeito, e segurança psicológica nas empresas; e, como consequência, gerar benefícios que resultem na melhoria do desempenho dos colaboradores. "São desafios diferentes, mas complementares", afirma. 

Veja também:
Empresas deixam de utilizar conta vinculada relativa a verbas trabalhistas de empregados terceirizados
"Check in": novo boletim trimestral da FecomercioSP analisa o cenário econômico do turismo aos empresários do setor
Projetos de lei que fixam pisos salariais na legislação podem gerar desemprego e informalidade; entenda

Muitas empresas que iniciam esta jornada, geralmente, começam por uma pauta educativa: ensinar as lideranças o que é diversidade e inclusão e  por que o tema é importante. Conforme o programa adquire mais estrutura, as pautas vão evoluindo para a cultura de dados, permitindo que sejam obtidos resultados do trabalho dentro de cada pauta. Torres comenta que o tema já evoluiu bastante e que, atualmente, as empresas já estabelecem metas e desenham programas de desenvolvimento de talentos. 

Para o entrevistado, as empresas não vão deixar de trabalhar pautas ligadas à diversidade e à inclusão, já que o conceito se expandiu nesses últimos anos. Os programas desta pauta evoluíram, se tornaram estruturados, podendo ser aplicados em qualquer modelo de empresa, das grandes às pequenas. Hoje, há quatro pontos considerados os mais relevantes: equidade de gênero; equidade racial; pessoas com deficiência; e LGBTQIA+. "Diversidade não é colocar as pessoas dentro da caixinha, não é olhar para um grupo ou outro". 

Na gravação, o COO da Mais Diversidade ainda explica sobre os trabalhos oferecidos pela empresa, além dos treinamentos e workshops, que são as principais frentes de negócios. Atuando há quase dez anos no segmento, a empresa dispõe também de programas voltados à mentoria executiva, à consultoria estratégica e à curadoria de talentos. 

Ouça o podcast. 

O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)