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Imprensa

Faturamento do varejo no Dia dos Pais recua R$ 4,3 bilhões, queda de 10,6% em relação a 2015, estima FecomercioSP

De acordo com a Boa Vista SCPC, as vendas do comércio no país recuaram 5,2% na comparação com a mesma data do ano passado

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São Paulo, 15 de agosto de 2016 - A expectativa de recuperação das vendas do comércio varejista no país não se confirmou no Dia dos Pais e mostrou mais uma queda em 2016. A estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) aponta que o comércio faturou R$ 36,5 bilhões na semana que antecede a data, R$ 4,3 bilhões a menos do que no ano passado e que representa um recuo de 10,6%. 

A estimativa foi calculada a partir de dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que revelaram uma queda de 5,2% nas vendas do comércio em relação a 2015. A queda das comercializações nesta data foi ainda mais intensa do que o observado em 2015, quando as vendas no comércio diminuíram 0,8% em relação ao mesmo período de 2014. 

Para a assessoria econômica da FecomercioSP, os resultados obtidos mostram que o Dia dos Pais teve desempenho em linha com as outras datas e não trouxe grande resultado ao varejo, apesar da melhoria da confiança do consumidor e do empresário.

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Na visão da Entidade, as dificuldades que ainda permeiam o cenário macroeconômico, tais como juros elevados, mercado de trabalho em deterioração e inflação alta, continuam impactando negativamente as vendas em datas comemorativas. Caso o cenário mais positivo apontado pelas projeções de mercado se consolidem, possivelmente poderemos visualizar nas próximas datas comemorativas uma inflexão de tendência. 

Metodologia
O resultado foi calculado sobre o volume de vendas para a data, baseado em uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Boa Vista SCPC, com abrangência nacional. Para este dia dos pais foram consideradas as consultas realizadas no período de 7 a 14 de agosto de 2016, comparadas às consultas realizadas entre 2 e 9 de agosto de 2015. A variação no faturamento, por sua vez, foi estimada com base na mudança e na participação das consultas, e na projeção da FecomercioSP para o faturamento da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE.

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