Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Faturamento do varejo paulista cresce em junho e começa a indicar recuperação

Cinco das nove atividades pesquisadas pela FecomercioSP cresceram na comparação com o mesmo mês de 2015

Ajustar texto A+A-

Faturamento do varejo paulista cresce em junho e começa a indicar recuperação

O setor de farmácias e perfumarias foi o destaque positivo do mês, com avanço de 10,2% no faturamento
(Arte/TUTU) 

O faturamento real do comércio varejista paulista voltou a crescer em junho na comparação com o mesmo mês de 2015. No acumulado do ano, porém, houve retração. Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).  

Entre as 16 regiões analisadas pela Federação, apenas Osasco (-6,7%), Bauru (-0,7%) e Guarulhos (-0,3%) reduziram o faturamento em relação a junho de 2015. Os melhores desempenhos vieram das regiões do Litoral (8,7%), Araraquara (7,8%) e Marília (7,3%).  

Das nove atividades pesquisadas, cinco cresceram em junho na comparação com o mesmo mês de 2015. Os destaques positivos ficaram por conta dos setores de farmácias e perfumarias (10,2%), supermercados (6%), lojas de vestuário, tecidos e calçados (5,7%) e outras atividades (4,3%), que juntos, colaboraram com 4,1 pontos porcentuais (p.p.) para o resultado geral.  

Já os setores de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (-11,5%), lojas de móveis e decoração (-9%), concessionárias de veículos (-6,8%) e de materiais de construção (-0,9%) foram os únicos que retraíram em junho e impactaram negativamente em 2 p.p. para o resultado geral do Estado.  

Conforme projetado pela assessoria econômica da FecomercioSP, a retração nas vendas varejistas tendia a recuar a partir de junho, para iniciar o crescimento a partir de julho. Nesse sentido, os dados positivos alcançados em junho indicam que uma reversão do ciclo recessivo é real. O processo de recuperação do varejo não está ligado à melhoria de determinantes básicos do consumo, como emprego e renda, mas indica que as vendas aumentaram pela retomada de confiança do consumidor, em especial quanto às suas expectativas. 

Veja abaixo os destaques do mês:

 8334_info_pccv_junho_2016

Confira também o desempenho do varejo por região: 

ABCD
Araçatuba
Araraquara
Bauru
Campinas
Guarulhos
Jundiaí
Litoral
Marília
Osasco
Presidente Prudente
Ribeirão Preto
São José do Rio Preto
Sorocaba
Taubaté 

Fechar (X)