Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Legislação

FecomercioSP intensifica diálogo com a Frente Parlamentar pelo Livre Mercado em torno de projetos que apoiem o desenvolvimento das empresas

Encontro com parlamentares rende debate sobre diversas pautas de interesse do setor empresarial

Ajustar texto A+A-

FecomercioSP intensifica diálogo com a Frente Parlamentar pelo Livre Mercado em torno de projetos que apoiem o desenvolvimento das empresas
Entre os projetos comentados está o que cria o Código de Defesa do Contribuinte em âmbito federal; na foto: Maria Izabel Mello e Ivo Dall'Acqua Júnior (FecomercioSP); deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança; Douglas Pinheiro da CNC (Arte: TUTU)

Estratégias para melhorar o ambiente de negócios foram alinhadas em reunião entre representantes da Federação do Comércio Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e integrantes da Frente Parlamentar pelo Livre Mercado (FPLM), na última quarta-feira (17). Participaram Ivo Dall'Acqua Júnior, presidente em exercício da FecomercioSP; Maria Izabel Mello, de Relações Institucionais e Governamentais da Entidade.

O deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança, recém-empossado presidente da FPLM tratou da Agenda prioritária da Frente e entre os projetos comentados, abordou o (PLP) 17/2022, que cria o Código de Defesa do Contribuinte em âmbito federal. O projeto, que estabelece normas gerais sobre direitos, garantias e deveres do contribuinte — principalmente quanto à interação com a Fazenda pública —, conta com o apoio da Federação, uma vez que busca diminuir a assimetria entre os contribuintes e o Fisco.

O PLP elenca direitos dos contribuintes, como acesso facilitado ao superior hierárquico da repartição fazendária em que estiver em curso seu atendimento, a não obrigatoriedade de pagamento imediato de qualquer autuação e o imediato exercício do direito de defesa e dispensa de apresentar documentos e dados comprovadamente em poder da Fazenda Pública. Ainda estabelece que a existência de processo tributário (administrativo ou judicial) pendente não impede o acesso do contribuinte a incentivos fiscais, crédito oficial e participação em licitações. 

Após atuação da FecomercioSP, o projeto já foi aprovado na Câmara e, agora, aguarda apreciação no Senado. O Conselho de Assuntos Tributários da Federação encaminhou algumas considerações sobre o projeto em questão, dentre elas, a instituição do Conselho Federal de Defesa do Contribuinte – Codecon Federal, similar ao existente no Estado de São Paulo, o Conselho Estadual de Defesa do Contribuinte – Codecon/SP.

Demandas empresariais 

Os esforços da FecomercioSP como representante de empreendedores e lideranças empresariais dos setores de comércio e serviços no País caminham em conjunto com o trabalho dos parlamentares da FPLM. Assim, além do PLP citado, outras pautas fazem parte do diálogo com a frente:

Acompanhe a FecomercioSP

Para saber mais sobre os trabalhos de advocacy da FecomercioSP ou conhecer as atividades dos conselhos da Entidade, fale conosco pelo e-mail ri@fecomercio.com.br

Você já conhece o Fecomercio Lab – nosso canal para associados em que você encontra produtos e serviços exclusivos, além de orientações para o seu negócio? Saiba mais aqui.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)