Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Logística reversa é obrigatoriedade para obter e renovar licença ambiental

Empresas que trabalham com certos produtos precisam incorporar a logística reversa para poder obter a licença ambiental de operação; saiba se sua empresa é uma delas

Ajustar texto A+A-

Logística reversa é obrigatoriedade para obter e renovar licença ambiental

Exigência abrange produtos como pneus; bateria automotiva; embalagens de agrotóxico, entre outros
(Arte: TUTU)

Empresas que fabricam, importam, distribuem ou comercializam certos produtos terão de comprovar a participação em sistema de Logística Reversa para obter ou renovar a licença ambiental de operação. A norma da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) começa a valer a partir de 3 de outubro e é tema da edição cinco da No Balcão, publicada no mês de agosto.

No texto publicado no Diário Oficial do Estado, em abril deste ano, consta que a exigência abrange produtos como bateria automotiva; embalagens de agrotóxico, de óleo lubrificante automotivo e de tinta imobiliária (com filme seco de tinta em seu interior, sem acúmulo de resíduo de tinta líquida); lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista; óleo lubrificante usado e contaminado; pilha e bateria portátil; e pneus.

Veja também:
Tarifa branca pode ser opção para comércio “driblar” aumento da energia elétrica
Política Nacional de Resíduos Sólidos completa oito anos
Gestores públicos devem considerar dimensão política da sustentabilidade

Para cumprir com a nova regra, a empresa tem a opção de aderir a um sistema de Logística Reversa com termo de compromisso (TC) vigente ou estruturar um novo sistema, individual ou coletivo. 

O Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) dispõe de uma plataforma de LR para pilhas e baterias portáteis, baterias de chumbo-ácido e produtos eletroeletrônicos. Apenas o termo de compromisso para pilhas e baterias portáteis da Entidade recolheu 220 toneladas no primeiro ano do termo de compromisso.

Os interessados no tema também podem acessar a relação completa de termos de compromisso vigentes no Estado de São Paulo.

Confira a matéria completa na edição nº 5 do No Balcão, disponível aqui.

Fechar (X)