Sustentabilidade

17/11/2017

Projetos de entidades empresariais podem concorrer ao 6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade

Na edição anterior, plano de Logística Reversa da Associação Paulista de Supermercados (Apas) foi o vencedor na categoria

Projetos de entidades empresariais podem concorrer ao 6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade

Objetivo da premiação é estimular a sociedade brasileira em relação a ações voltadas para o equilíbrio do planeta
(Arte:TUTU)

Sindicatos e entidades de classe, confederações e federações de todos os setores econômicos podem concorrer à sexta edição do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade na categoria Entidades Empresariais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até do dia 20 de dezembro exclusivamente pelo site.

O objetivo da premiação é estimular a sociedade brasileira em relação a ações voltadas para o equilíbrio do planeta, levando em consideração a inovação e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Veja também:
6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade recebe inscrições de órgãos públicos
UM BRASIL discute oportunidades do empreendedorismo sustentável
José Goldemberg: O futuro do automóvel – desejos e realidade

Na edição anterior do prêmio, a Associação Paulista de Supermercados (Apas) foi a ganhadora na categoria Entidades Empresariais, com um projeto de Logística Reversa e plano de gerenciamento de resíduos das lojas. A Apas elaborou guias, checklists personalizados de soluções verdes e orientações em feiras e estabelecimentos para conscientizar os supermercadistas a reduzir desperdícios e destinar corretamente seus resíduos. Por meio do projeto, mais de 1,2 mil empresas receberam guias práticos para supermercados mais sustentáveis e 1.092 pessoas foram orientadas no Espaço Apas Unilever, em 2015.

Inscrições
Podem se inscrever para a premiação projetos das seguintes categorias: Empresa (microempresa, pequena/média, grande empresa de comércio, serviços e turismo); Entidades Empresariais (sindicatos e entidades de classe, confederações e federações, de todos os setores econômicos); Indústria; Órgão Público (integrantes da administração, direta ou indireta, nos Três Poderes, nas esferas federal, estadual ou municipal); Academia (professores universitários em atividade e estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação e de pós-graduação); e Reportagem Jornalística (rádio/TV, jornalismo impresso e jornalismo online).

Para cada trabalho participante, uma ficha de inscrição deverá ser preenchida. Só poderão ser inscritos os trabalhos que não tenham participado de nenhuma edição anterior do evento. Os projetos serão analisados pelas bancas julgadoras para definição de três finalistas em cada uma das seis categorias concorrentes. Os critérios estão especificados no regulamento do prêmio.

Os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: nível de atendimento a um ou mais ODS; inovação; e estágios alcançados e amplitude – número de pessoas, organizações e/ou regiões beneficiadas pelo trabalho.

A relação dos finalistas será veiculada pelo mesmo site em março de 2018. Os vencedores de cada categoria receberão títulos de capitalização ou previdência no valor de R$ 15 mil e o troféu do 6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade. A cerimônia de premiação está prevista para abril de 2018. Também serão reconhecidos os trabalhos classificados em segundo e terceiro lugares.

Sobre o Prêmio
Em sua sexta edição, o Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade é tradicionalmente organizado pelo Conselho de Sustentabilidade da Federação. O concurso cultural tem como base o fomento de boas ideias e práticas, com o compromisso ético de apontar caminhos, atuar como guia e liderar o movimento de implantação de conceitos de sustentabilidade em empresas e entidades do seu campo de relacionamentos.