Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Legislação

Reforma Tributária: FecomercioSP apresenta argumentos sobre impactos aos setores de comércio, serviços e turismo

Encontro contou com integrantes da bancada do Partido Liberal (PL) na Câmara dos Deputados

Ajustar texto A+A-

Reforma Tributária: FecomercioSP apresenta argumentos sobre impactos aos setores de comércio, serviços e turismo
Entidade continua engajada por um sistema tributário simplificado, que facilite o desenvolvimento empresarial e o crescimento econômico do País (Arte: TUTU)

Os argumentos a respeito dos impactos da Reforma Tributária aos setores de comércio, serviços e turismo foram apresentados a parlamentares da bancada do Partido Liberal (PL), na Câmara dos Deputados, em Brasília, pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), nesta terça-feira (11). Essa é mais uma das inúmeras ações da Entidade com o intuito de aprovar uma reforma favorável ao desenvolvimento econômico e sem aumento da carga aos contribuintes.

Luis Bigonha, empresário do segmento de beleza e presidente do Conselho de Serviços da FecomercioSP, falou da importância do setor de serviços para a economia brasileira, sendo que é o que mais emprega no País.

banner_estatico_reforma_tributria_733x300

Na exposição, Sarina Manata, assessora jurídica da FecomercioSP, ressaltou que a premissa fundamental para uma reforma tributária é a simplificação do atual sistema, sem aumento da carga tributária. Detalhou os problemas encontrados nas atuais Propostas de Emenda Constitucional (PECs) em andamento no Congresso, como o da perda de competividade da empresa do Simples Nacional caso não haja mais a transferência de créditos, atualmente permitidos, de PIS, Cofins e ICMS. No discurso, se veicula que está garantido o tratamento diferenciado e favorecido na Constituição, porém, analisando melhor a redação das propostas, se verifica um retrocesso com relação a sistemática atual.

Outro aspecto preocupante é o elevado período de transição de seis anos, uma vez que a manutenção de dois sistemas tributários durante longo período, resulta em complexidade e custo para a empresa.

“Todos concordam que o sistema tributário é caótico e precisa ser melhorado. O que é inadmissível é discutir uma proposta que aumente a já elevada carga tributária, de cerca de 33% do PIB”, destacou Sarina.

Gilberto Alvarenga, consultor tributário da CNC, também participou do encontro, e falou que a instituição de alíquota única criará distorções e inviabilizará o desenvolvimento de algumas atividades econômicas. “A maioria dos países adota várias faixas de alíquotas, sem que resulte em complexidade. Não é coerente entender que o melhor caminho é passar de milhares de alíquotas para uma única, sem considerar as diferenças setoriais e regionais”, afirmou.

Fábio Bentes, economista da CNC, apresentou cálculos obtidos de dados oficiais do IBGE, onde é possível concluir que o IVA Federal (unificação de PIS e COFINS) resultará na majoração de 84,15% para o setor de serviços. Apresentou ainda quadro com 31 atividades do setor terciário, sendo que no caso de seleção, agenciamento e locação de mão de obra, o impacto seria superior a 188%.

Os deputados foram unânimes em afirmar que não apoiam reforma que resulte em aumento de tributos

Ações em andamento

A FecomercioSP representa 2 milhões de empresas, as quais geram 10 milhões de empregos e respondem por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e 30% do PIB paulista. Diante de tamanha responsabilidade, a Entidade continua engajada por um sistema tributário simplificado, que facilite o desenvolvimento empresarial e o crescimento econômico do País. As reuniões, cujos novos desdobramentos são publicados no portal e outros canais, continuam em andamento. Acompanhe!

Acompanhe a FecomercioSP

Para saber mais sobre as atividades de advocacy da FecomercioSP ou conhecer as atividades dos conselhos da Entidade, fale conosco pelo e-mail ri@fecomercio.com.br

Você já conhece o Fecomercio Lab – nosso canal para associados(as) em que você encontra produtos e serviços exclusivos, além de orientações para o seu negócio? Saiba mais aqui.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)