Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Reforma Tributária sob a ótica da economia verde: FecomercioSP defende tratamento diferenciado para incentivar a economia circular

Veja todos os ajustes que o sistema precisa para se tornar mais simples e possibilitar um incentivo às práticas ambientais

Ajustar texto A+A-

Reforma Tributária sob a ótica da economia verde: FecomercioSP defende tratamento diferenciado para incentivar a economia circular
FecomercioSP e Conselho de Sustentabilidade defendem ajustes pontuais que possam trazer resultados positivos ao ambiente de negócios (Arte: TUTU)

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) sempre foi favorável à simplificação, à modernização e à desburocratização do sistema tributário nacional, que há anos penaliza o empresariado e prejudica o ambiente de negócios brasileiro.  

Entretanto, a Entidade entende que realizar uma alteração substancial nessa legislação em um momento de grande desequilíbrio das contas públicas pode resultar em aumento da carga tributária, o que seria inadmissível, tendo em vista os encargos já elevadíssimos vigentes no País. Todos esses pontos já foram detalhados aqui.

 

Com medidas que abarquem modernização e simplificação, sobretudo no que diz respeito à economia verde, a FecomercioSP e o Conselho de Sustentabilidade defendem alguns ajustes pontuais que possam trazer resultados positivos ao ambiente de negócios e um incentivo às práticas sustentáveis pelo setor produtivo. Confira.

  • Tratamento tributário diferenciado para produtos fabricados a partir de matérias-primas recicladas, com a redução da carga tributária. Nesse sentido, é importante restabelecer o incentivo fiscal de isenção do PIS e da Cofins incidentes sobre as vendas de desperdícios, resíduos e aparas, bem como da venda de materiais recicláveis, como relevante medida para o setor de reciclagem do País, uma vez que exerce um papel fundamental na reutilização de materiais, evitando enormes danos ao meio ambiente. 
  • Redução da carga tributária para o setor da reciclagem, a fim de impulsionar a Logística Reversa (LR) e a economia circular, uma vez que a reciclagem é um importante processo de transformação dos resíduos sólidos, em insumos para a fabricação de novos produtos, uma forma de destinação ambientalmente adequada para os produtos pós-consumo, resíduos e outros materiais recicláveis.
  • Criação de incentivos fiscais para reduzir a carga tributária (IPI, II, ICMS e outros impostos municipais - IPTU, ISS), via articulação com Estados e municípios, em especial às micro e pequenas empresas e às empresas de pequeno porte, visando à descarbonização da economia por meio de ações de melhoria da infraestrutura empresarial para:
    • adoção de medidas de eficiência energética, para a redução da demanda energética do País;
    • adoção de modais ativos e sustentáveis de mobilidade e de descarbonização das frotas, por meio da aquisição de veículos híbridos e elétricos, equipamentos e de materiais de construção e instalação de pontos de carga para mobilidade elétrica;
    • implementação de  micro e minigeração distribuídas, principalmente a geração solar fotovoltaica;
    • correta gestão de resíduos, incluindo a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos — e particularmente o desvio dos orgânicos dos aterros sanitários —, encaminhando-os para compostagem, para tratamento biológico (digestão anaeróbia), de modo a promover a recuperação do biogás;
    • construção ou adaptação de imóveis com atributos ambientais relacionados aos materiais e técnicas construtivas, que propiciem iluminação e ventilação naturais, áreas permeáveis, sistemas de coleta e uso de água de chuva, sistema de tratamento de efluentes para reúso de água, dentre outros.

Gestão eficiente para a sua empresa

Quer se aprofundar em mais temas de gestão empresarial? Conheça o Fecomercio Lab – nosso canal para associados(as) em que você encontra produtos e serviços exclusivos, além de orientações para o seu negócio. Saiba mais. 

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)