Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Varejo paulista termina 2015 com 60 mil postos de trabalho a menos

Vagas encerradas em dezembro mostram que os temporários contratados em novembro praticamente não foram efetivados

Ajustar texto A+A-

Varejo paulista termina 2015 com 60 mil postos de trabalho a menos

O comércio varejista no Estado de São Paulo encerrou 2015 com mais de 60 mil postos de trabalho a menos. Foi o primeiro saldo anual negativo desde o início da série histórica, em 2007.

As mais de 12 mil vagas fechadas em dezembro apontam que praticamente não houve efetivação dos temporários contratados em novembro (por volta de 13 mil) para o período natalino.

Os dados são da Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) com base nos dados do Ministério do Trabalho e Emprego.

De acordo com a assessoria econômica da Federação, o saldo negativo do emprego no comércio varejista paulista em 2015 foi resultado direto da queda do faturamento no setor.  A inflação alta, a restrição de crédito, o avanço do desemprego e as incertezas em relação aos rumos da economia resultaram em uma queda brusca do consumo das famílias.

Veja no infográfico abaixo os dados apurados no mês pela pesquisa:

6943_info 

Confira também os números do mercado de trabalho formal do setor no mês de acordo com a região do estado:

ABCD

Araçatuba

Araraquara

Bauru

Campinas

Guarulhos

Jundiaí

Litoral

Marília

Osasco

Presidente Prudente

Ribeirão Preto

São José do Rio Preto

Sorocaba

Taubaté

Fechar (X)