Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Você sabe para onde vão as pilhas que descarta?

Plataforma de Logística Reversa da FecomercioSP oferece informações para o cidadão entregar as pilhas e baterias portáteis pós-consumo para reciclagem

Ajustar texto A+A-

Você sabe para onde vão as pilhas que descarta?

A reciclagem desses produtos pós-consumo ainda não faz parte do cotidiano dos brasileiros, mas um importante passo foi dado nessa direção com o lançamento da Plataforma de Logística Reversa
(Arte/TUTU)

Usadas em quase todos os aparelhos eletroeletrônicos, as pilhas e baterias portáteis contêm metais pesados, como cádmio, mercúrio e chumbo, que quando dispensados no lixo comum podem contaminar solo e cursos d'água, podendo chegar às plantações. A reciclagem desses produtos pós-consumo ainda não faz parte do cotidiano dos brasileiros, mas um importante passo foi dado nessa direção com o lançamento da Plataforma de Logística Reversa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio do Conselho de Sustentabilidade. O site é destinado a consumidores, comerciantes e sindicatos e traz informações detalhadas para cada um dos públicos. Por meio da ferramenta, os consumidores encontram os pontos de entrega mais próximos. A plataforma pode ser acessada pelo link.

Veja também:
Comerciante já conta com ferramenta exclusiva para adesão à Logística Reversa de pilhas e baterias portáteis 
Novo portal de Logística Reversa da FecomercioSP prepara comerciante para aderir ao sistema e receber produtos pós-consumo de seus clientes

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), parceira da FecomercioSP no projeto, e que mantém o Programa Abinee Recebe Pilhas desde 2010, o volume de coleta tem aumentado consideravelmente a cada ano e deve ficar ainda maior com a adesão do comércio no Estado de São Paulo. O Sistema de Logística Reversa de Pilhas e Baterias Portáteis estabelecido pelo termo de compromisso assinado entre a FecomercioSP, a Abinee e o Governo do Estado de São Paulo - por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SMA) e da companhia ambiental (Cetesb) - prevê o recebimento desses produtos entregues pelo consumidor ao comércio e seu encaminhamento aos fabricantes e importadores para a reciclagem e disposição ambientalmente adequada dos rejeitos. É possível reciclar quase a totalidade dos materiais contidos nas pilhas e baterias portáteis.

Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) lançou a sexta edição do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, com inscrições abertas até 20 de novembro de 2017.

A nova edição tem como tema os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Trata-se de uma agenda mundial adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU), com 169 metas a serem atingidas pela humanidade até o ano de 2030. Essas medidas envolvem ações nas áreas de consumo e produção sustentáveis, erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, entre outras.

Serão reconhecidos projetos com foco nos princípios da sustentabilidade. As categorias contempladas são: empresa; indústria; órgão público; academia; reportagem jornalística; e entidades empresariais.

Os finalistas serão anunciados em fevereiro de 2018. Os vencedores receberão títulos de capitalização ou previdência, no valor de R$ 15 mil, e troféu. Os trabalhos classificados em segundo e terceiro lugares também serão reconhecidos.

Fechar (X)