Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

.

Tem certeza que deseja excluir o projeto
?

Essa ação não poderá ser desfeita.

O CEP não foi encontrado.

O CPF já está cadastrado no sistema.

ou .

O e-mail já está cadastrado no sistema.

ou .

O e-mail já está cadastrado no sistema.

O CPF já está inscrito em três projetos diferentes e não pode ser cadastrado novamente.

Senha incorreta.

Dados atualizados com sucesso.

Notícias

Notícias

27/06/2017

Comerciante já conta com ferramenta exclusiva para adesão à Logística Reversa de pilhas e baterias portáteis

Desenvolvido pela FecomercioSP, portal oferece, além da prestação de serviço para lojistas, informações fundamentais sobre coleta e destinação de produtos pós-consumo em outros segmentos

Comerciante já conta com ferramenta exclusiva para adesão à Logística Reversa de pilhas e baterias portáteis

Comerciantes de pilhas, baterias portáteis e baterias de chumbo ácido precisam estar em dia com a legislação. Pensando nisso, a FecomercioSP lançou uma plataforma totalmente dedicada ao tema.
(Arte/Banco de imagens)

Desde que foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em 2010, a Logística Reversa tornou-se uma realidade necessária - e exigida por lei -, cujo objetivo é garantir o descarte ambientalmente correto de produtos que causam riscos à saúde e à preservação do meio ambiente. Assim, foi estabelecida a responsabilidade compartilhada entre os agentes da cadeia de ciclo de vida desses produtos. 

Comerciantes de pilhas, baterias portáteis e baterias de chumbo ácido precisam estar em dia com a legislação. Pensando nisso, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) lançou uma plataforma totalmente dedicada ao tema. Os comerciantes desses produtos que ainda não são pontos de entrega já podem aderir aos termos de compromisso de sistemas de Logística Reversa pelo Portal de Logística Reversa da FecomercioSP.

Veja também:
Especialistas debatem a importância do tratamento adequado de resíduos de serviços de saúde
FecomercioSP recebe autoridades e especialistas em lançamento de portal de Logística Reversa
Novo portal de Logística Reversa da FecomercioSP prepara comerciante para aderir ao sistema e receber produtos pós-consumo de seus clientes

Desde 2012, o Estado de São Paulo tem celebrado termos de compromisso para a implantação de sistemas de Logística Reversa para produtos pós-consumo de várias cadeias produtivas. Em dezembro foi a vez de dois deles: pilhas e baterias portáteis e baterias de chumbo ácido, com vigência de quatro anos.

Assim, para ajudar os comerciantes que vendem esses produtos a cumprir as determinações legais, a FecomercioSP, por meio do Conselho de Sustentabilidade, lançou o Portal de Logística Reversa em junho. Na plataforma é possível acessar na íntegra os termos de compromisso e aderir aos sistemas de Logística Reversa. 

Ao receber esses produtos pós-consumo, os comerciantes devem encaminhá-los para destinação ambientalmente adequada, de responsabilidade do fabricante ou importador. A meta é chegar em 2020 com a presença de pontos de coleta em todos os 645 municípios de São Paulo.

Além dos comerciantes, o Portal também traz informações para consumidores, como por exemplo, pontos de coleta mais próximos de suas casas e, também, conteúdo exclusivo sobre o tema, desenvolvido pela Federação.

As pilhas e baterias portáteis não podem ser descartadas no lixo doméstico porque podem contaminar o solo, os lençóis freáticos e os cursos d'água. Elas devem ser mantidas em embalagens plásticas até serem levadas a um ponto de entrega. No caso das baterias de chumbo ácido usadas, o correto é deixá-las no mesmo local onde é feita a substituição pela nova.

Como funciona

Os comerciantes têm o papel de receber e armazenar os produtos pós-consumo recebidos de seus clientes. O próximo passo é o seu recolhimento por uma empresa especializada, que fará a entrega aos distribuidores, fabricantes e importadores, responsáveis pela destinação final ambientalmente adequada.

 Os sindicatos que representam a categoria têm papel diferenciado e relevante nesse sistema, ao atuar como ponto de entrega secundário, para o recebimento dos produtos pós-consumo das lojas.

Para aderir ao termo de compromisso, o comerciante deve entrar no Portal da Logística Reversa, clicar na aba Produtos, Pilhas e Baterias Portáteis e depois em Formulário disponível aqui.

 No caso das baterias de chumbo ácido, a adesão será feita por meio da Entidade Gestora - o Instituto Brasileiro de Energia Reciclável (Iber). A Plataforma da FecomercioSP faz a ponte entre o empresário e o portal do Instituto. No site, clique em Produtos, Baterias de Chumbo Ácido e Aderir Agora.

O governo do Estado de São Paulo, (por meio da Secretaria do Meio Ambiente - SMA e da Companhia Ambiental -Cetesb), a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), a Associação Brasileira de Baterias Automotivas e Industriais (Abrabat) e o Iber são parceiros da FecomercioSP nessa empreitada. 

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail logisticareversa@fecomercio.com.br, que serão respondidas pela equipe da federação. 

Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) lançou a sexta edição do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, com inscrições abertas até 20 de novembro de 2017.

A nova edição tem como tema os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Trata-se de uma agenda mundial adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU), com 169 metas a serem atingidas pela humanidade até o ano de 2030. Essas medidas envolvem ações nas áreas de consumo e produção sustentáveis, erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, entre outras.

Serão reconhecidos projetos com foco nos princípios da sustentabilidade. As categorias contempladas são: empresa; indústria; órgão público; academia; reportagem jornalística; e entidades empresariais.

Os finalistas serão anunciados em fevereiro de 2018. Os vencedores receberão títulos de capitalização ou previdência, no valor de R$ 15 mil, e troféu. Os trabalhos classificados em segundo e terceiro lugares também serão reconhecidos.

Fechar (X)