Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Conselho de Sustentabilidade

Sustentabilidade e governança como estratégia de negócios é tendência irreversível

Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP reúne empresas e especialistas para discutir a importância das iniciativas ESG no Brasil

Ajustar texto: A+A-

Sustentabilidade e governança como estratégia de negócios é tendência irreversível

Oportunidades relacionados a questões ambientais, sociais e de governança tem que permear toda a produção, a comunicação, o produto, a venda e todas as relações
(Arte: TUTU)

A FecomercioSP, por meio de seu Conselho de Sustentabilidade, recebeu, na última sexta-feira (7), o presidente do Conselho da Endeavor e membro do Conselho da UN Foundation, Fábio Barbosa – também ex-presidente da Natura e do Banco Real –, para reunião com associados, convidados e empresários sobre iniciativas de responsabilidade ESG, sigla em inglês para Environmental, Social and Governance (ou ASG na tradução para o português).
 
O evento, promovido de forma online pelo conselho presidido por José Goldemberg, reuniu mais de 10 empresas, incluindo grandes varejistas como Via Varejo, Magazine Luiza, GPA e Grupo Big, evidenciando a sustentabilidade no centro do debate empresarial. Os conselheiros e convidados puderam avaliar a grande mobilização mundial em torno das iniciativas ESG, em um contexto no qual a imagem ambiental do País está prejudicada no exterior.

Saiba mais sobre temas de sustentabilidade:
Varejo e atacado farmacêutico precisam seguir exigências da logística reversa de medicamentos
Clientes comerciais de baixa tensão da Enel podem parcelar dívidas em até 12 vezes
Estabelecimentos comerciais não podem ter fornecimento de gás suspenso durante a pandemia

Fábio Barbosa defendeu que, mesmo que estejamos em um momento de pandemia, em que a iniciativa privada luta para sobreviver, só podemos adiar a agenda sustentável, mas não evitá-la. "No mundo inteiro, os padrões ESG para os negócios estão muito mais altos. No Brasil, as coisas estão mais atrasadas, mas não há como reverter o processo. A evolução da discussão não será uma linha reta por aqui, mas ascendente, certamente", completou o especialista.
 
Barbosa ainda explicou que há duas forças que exigem que empresas iniciem providências nesse sentido. A primeira seria a do consumidor, que tem o poder e a decisão de só comprar de marcas com as quais se identifique e estejam de acordo com a sua mentalidade. Além disso, esse consumidor tem voz cada vez mais ativa no que deve ser produzido, cobrando cada vez mais transparência e posicionamento dos players.
 
Outra força que empurra as empresas para a sustentabilidade e a austeridade são os investidores. Segundo Barbosa, o investidor tem o poder de direcionar os recursos que estão na sociedade de recusar investimentos nas empresas que não cumprem requisitos mínimos de boa governança e responsabilidades ambiental e social. Afirma, inclusive, que existiriam fundos prontos para serem investidos no Brasil, mas ações foram prorrogadas pelo atraso do País nesses requisitos.
 
Concluindo o debate, Fábio Barbosa defendeu que ESG não deve ser somente uma estratégia de negócios, mas tem que permear toda a produção, a comunicação, o produto, a venda e todas as relações. "Em uma economia interconectada, esses temas são inevitáveis."
 
O encontro foi início do debate entre as empresas do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, que dará continuidade à atuação em conjunto com o Poder Público e demais entidades, desenhando caminhos para que iniciativas de ESG sejam cada vez mais reais no Brasil, contribuindo para a retomada econômica de forma sustentável.

Saiba mais sobre o Conselho de Sustentabilidade

 
Fechar (X)