Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Legislação

DCTFWeb: FecomercioSP solicita e governo federal concede prorrogação de prazo para empresas enviarem eventos de processos trabalhistas no eSocial

Prazo original era para o início de abril, mas foi adiado; Federação mobilizou Receita Federal diante dos relatos de dificuldades dos empresários com o sistema

Ajustar texto A+A-

DCTFWeb: FecomercioSP solicita e governo federal concede prorrogação de prazo para empresas enviarem eventos de processos trabalhistas no eSocial
Mudança beneficia os contribuintes obrigados a enviar informações de processos e acordos trabalhistas (Arte: TUTU)

Atendendo a um pedido da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) por mais prazo, a Receita Federal adiou o início da entrega do evento destinado ao lançamento de ações trabalhistas na Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb).  

A exigência seria a partir do mês de abril de 2023, mas a obrigação foi adiada, e agora os contribuintes aguardam a divulgação do ato normativo com a nova data oficial. 

A prorrogação permite que as empresas possam se estruturar para o cumprimento da obrigação acessória.

A Entidade tem recebido relatos a respeito das dificuldades enfrentadas pelos empresários na hora de inserir as informações na plataforma do sistema, ou até mesmo para entender o procedimento. Diante disso, a FecomercioSP formalizou o pedido de prorrogação para mais 90 dias ao Ministério da Fazenda e à Receita, o que foi atendido. 

A mudança beneficia os contribuintes obrigados a enviar informações de processos e acordos trabalhistas nos eventos:

- Processo Trabalhista (S-2500), com informações cadastrais e contratuais relativas ao vínculo trabalhista;

- Informações dos Tributos Decorrentes de Processo Trabalhista (S-2501), onde serão informados os valores do IRRF e das contribuições previdenciárias, inclusive as destinadas a terceiros, e da DCTFWeb.  

É importante lembrar que DCTFWeb substitui a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP).

Gestão eficiente para a sua empresa 

Quer se aprofundar em mais temas de gestão empresarial? Conheça o Fecomercio Lab – nosso canal para associados em que você encontra produtos e serviços exclusivos, além de orientações para o seu negócio. Saiba mais.

A Federação tem uma série de conteúdos para auxiliar o empresário a implementar as principais regras trabalhistas na empresa. Confira abaixo! 

Enquadramento sindical

Teletrabalho

Trabalho intermitente

Férias

Banco de horas e horas extras

Terceirização

Contratação de autônomos

Rescisão contratual por mútuo acordo 

Jornada de trabalho

Troca do dia de feriado

Gestão do ambiente de trabalho

Jornada de trabalho de mães/programa Emprega + Mulheres

Equipamentos de proteção individual

Treinamento obrigatório contra assédio no ambiente de trabalho

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)