Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

FecomercioSP pede a prorrogação de medida que flexibiliza regras para reembolsos e cancelamentos para mais atividades do turismo

Prorrogação dos pontos contidos na Lei 14.046/2020 até 31 de dezembro de 2022 pode melhorar o fluxo de caixa das empresas do setor

Ajustar texto A+A-

FecomercioSP pede a prorrogação de medida que flexibiliza regras para reembolsos e cancelamentos para mais atividades do turismo

Prazo de 12 meses para reembolsar os consumidores e também para a utilização de crédito do cancelamento do serviço auxiliou na sobrevivência dos negócios e de empregos no ano passado
(Arte: TUTU)

A criação de uma ação capaz de melhorar o fluxo de caixa das empresas de turismo já tão afetadas pela pandemia de covid-19 pode impedir o fechamento das mesmas no mercado e do aumento do desemprego no setor. Nesse sentido, o Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) pede em ofício a edição de uma medida provisória que prorrogue os pontos contidos na Lei 14.046/2020, que flexibiliza regras para reembolsos e cancelamentos, até 31 de dezembro de 2022.

A lei em questão, reflexo da edição da Medida Provisória (MP) 948/2020,  dispunha sobre o prazo, as condições de cancelamentos e as remarcações dos serviços de turismo e eventos, dispensando a necessidade de reembolso imediato de viagens  e/ou eventos cancelados, mas essas possibilidades perderão efeito em 31 de dezembro de 2021, junto com término do estado de calamidade pública decorrente da pandemia de covid-19 em todo o País, reconhecido pelo Decreto Legislativo 6, de 20 de março do mesmo ano.

Leia mais sobre turismo
Apesar de ações positivas, turismo ainda precisa de medidas para criar ambiente seguro aos negócios 
Como o Turista Estrangeiro Vê o Brasil? Reveja o webinário
Mais da metade dos brasileiros quer viajar pelo País; concentre sua promoção nas regiões mais próximas

O prazo de vigência das medidas de flexibilização para remarcação, cancelamento e reembolso chegou a ser prorrogado para as companhias aéreas até o dia 31 de outubro de 2021, conforme previsto na Medida Provisória (MP) 1.024/2020. Essa postergação atende às demandas do Federação, que apoia as medidas emergenciais para a recuperação do fôlego do setor.

Porém, a Entidade quer a ampliação desse benefício para um maior número de atividades de turismo como hospedagem, eventos, locação de transportes, agências e operadoras de turismo, entre outros da cadeia turística. O objetivo é amortecer as perdas do turismo brasileiro que já teve queda de R$ 51,5 bilhões no faturamento durante a pandemia de covid-19 e o fechamento de 93,1 mil vagas formais, em atividades diretamente ligadas ao turismo, entre março e novembro de 2020. Tal situação tende a ser agravada pela falta de sinais de recuperação no curto prazo, sobretudo em razão do aumento expressivo dos casos de contaminações pelo novo coronavírus no País.

Os ofícios com o pedido da criação de uma nova MP com esse intuito foram encaminhados pela FecomercioSP nessa quarta-feira (20) ao ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ao secretário executivo adjunto do Ministério do Turismo, Higino Brito Vieira, ao secretário de Advocacia da Concorrência e Competitividade, Geanluca Lorenzon, ao secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, e ao presidente Jair Bolsonaro.

Saiba mais sobre o Conselho de Turismo.

 
Fechar (X)