Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Editorial

FecomercioSP se reúne com autoridades para discutir soluções para a segurança pública em São Paulo

Federação e Sindilojas-SP reforçam preocupação quanto aos impactos negativos aos negócios causados pelo aumento da violência na cidade e no Estado.

Ajustar texto A+A-

FecomercioSP se reúne com autoridades para discutir soluções para a segurança pública em São Paulo
Entidades cobram ações mais incisivas, visando à promoção de mais segurança aos estabelecimentos. (Arte: Tutu)

A contínua interlocução entre o Poder Público e os empresários paulistas do comércio de bens, serviços e turismo é fundamental para combater a crescente onda de violência que traz insegurança e prejuízos aos negócios, principalmente na região central da cidade de São Paulo. Na busca por soluções eficientes e concretas, representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista do Comércio de São Paulo (Sindilojas-SP) se reuniram, na terça-feira passada (5), com Elza Paulina de Souza, secretária municipal de Segurança Urbana, e na última segunda-feira (11), com Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública do governo do Estado.

As reuniões com as autoridades contaram com as participações de Aldo Macri, presidente do Sindilojas-SP e diretor suplente da FecomercioSP, e de Reinaldo Pedro Correa, vice-presidente do Conselho do Comércio Varejista da Federação, além dos assessores Nick Smaylle da Luz Moreira (Relações Institucionais e Governamentais), Ana Paula Locoselli (Assessoria Jurídica) e Kelly Carvalho (Assessoria Técnica), bem como de Simone Lozano, Relações Institucionais do Sindilojas-SP, e de Marco Aurélio Sprovieri, presidente do Sincoelétrico.

Além de reiterar a necessidade de ações mais incisivas, visando à promoção de mais segurança aos estabelecimentos localizados nos principais pontos comerciais da economia paulista, os encontros serviram para que as secretarias detalhassem as ações que têm tomado para resolver os problemas causados pelo aumento da violência urbana.

Por outro lado, o Secretário Guilherme Derrite destacou que muitas ações já vêm sendo realizadas para reduzir a criminalidade no centro de São Paulo, mas o grande problema está no judiciário, uma vez que muitos criminosos presos por tráfico de drogas, furtos e roubos são soltos na audiência de custódia, e consequentemente esses mesmos indivíduos retornam para o fluxo da Cracolândia.

Soluções concretas

A FecomercioSP e o Sindilojas-SP estão em constante diálogo com o Poder Público para diminuir a insegurança nas ruas e combater as práticas ilegais que prejudicam o desenvolvimento sustentável dos estabelecimentos comerciais paulistas. No início de agosto, as entidades encaminharam, ao governo estadual, à prefeitura e às secretarias de Segurança Pública, pleitos elaborados com base nas reclamações relatadas pelos comerciantes.

Durante esses eventos com autoridades, os representantes da FecomercioSP ressaltaram a urgência de ações ainda mais ostensivas e efetivas que devem ser postas em prática nos próximos meses, principalmente com a proximidade do fim do ano, em virtude das datas especiais do comércio — período de maior fluxo de consumidores.

Representantes da FecomercioSP e do Sindilojas-SP se reuniram com Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública do governo do Estado. (Foto: Divulgação SSP)

O Secretário Guilherme Derrite destacou importantes ações que vêm sendo realizadas no combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas, em especial no centro de São Paulo e na Baixada Santista. O avanço da interlocução com a sociedade civil para maior conhecimento das operações que vêm sendo realizadas e seus resultados é fundamental para acompanhar a efetividade das ações, mitigando a falsa percepção de insegurança que a sociedade possa ter. 

A Federação continuará colaborando, ao lado das autoridades de segurança, para garantir a melhoria do ambiente de negócios no Estado, bem como para o desenvolvimento do comércio formal, fundamental para as criações de emprego e renda aos paulistas.

Aumento do efetivo

Segundo a secretaria municipal, em julho, a pasta adicionou mil novos integrantes ao efetivo da Guarda Civil Metropolitana (GCM), além de autorizar a formação de mais 500 oficiais para o segundo semestre. O déficit no efetivo policial também foi citado por Derrite como um dos principais entraves no âmbito estadual. No entanto, o órgão também está investindo na formação de novos agentes, por meio de concursos públicos, na qualificação da corporação e com reajustes salariais.

A prefeitura investe, ainda, no aumento do número de viaturas (automóveis e motocicletas) e das bases móveis da GCM para maior efetividade das operações, em especial no centro da cidade. Essas estão entre as sugestões que a FecomercioSP encaminhou às secretarias há algumas semanas.

Auxílio tecnológico

Ambas as pautas buscam, na tecnologia, uma aliada para coibir e identificar crimes. Elza Paulina informou que já existe empresa ganhadora para a implementação do Smart Sampa, projeto que visa à instalação de 20 mil câmeras pela cidade, com objetivo de prevenir e trabalhar a inteligência de dados com o foco no fomento de políticas públicas, em prol da mais segurança em São Paulo. A ferramenta trabalhará em conjunto com as polícias Militar e Civil, além dos agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

A secretaria estadual de segurança também estuda o modelo chinês que faz o reconhecimento facial nos pontos de fluxo mais vulneráveis do Estado.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)