Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Melhora situação dos estoques do comércio de São Paulo em novembro

Pesquisa da FecomercioSP mostra, no entanto, redução do número de empresários que acreditam ter estoques abaixo do necessário, enquanto segue em alta a parcela com excesso de produtos

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 20 de novembro de 2014 - A situação dos estoques do comércio da região metropolitana de São Paulo (RMSP) registrou a terceira melhora mensal consecutiva em novembro ao atingir 111,8 pontos, variação de 2,1% em relação a outubro, mas ainda está 13,6% abaixo do registrado um ano antes, quando marcou 129,3 pontos. Os dados são do Índice de Estoques (IE) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O indicador capta a percepção dos comerciantes sobre o volume de mercadorias estocadas nas lojas e varia de zero (inadequação total) a 200 pontos (adequação total). A marca dos cem pontos é o limite entre inadequação e adequação.

Em novembro, a parcela de empresários com estoques acima do adequado chegou aos 30,6% - acima dos 30,5% de um mês antes e dos 20,8% de novembro de 2013. A proporção de estoques abaixo do adequado, no entanto, caiu, com 13,3% - inferior aos 14,5% de outubro e aos 13,7% do mesmo período do ano passado.

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, a melhora mensal na adequação dos estoques vem após um período de deterioração decorrente do excesso de produtos armazenados, reflexo das vendas abaixo do estimado. Contudo, o movimento de reversão ocorreu, segundo a Entidade, por um motivo ruim em especial: a menor quantidade de empresários com estoques abaixo do esperado. Apesar de negativa a situação de ter estoques pequenos demais, não é saudável o avanço do indicador apenas por esse motivo, enquanto cresce a proporção de empresários com excesso de produtos, demonstrando que o ciclo de ajuste ainda não acabou. Assim, a Federação acredita que os pedidos dos empresários para o Natal devem ser menores se comparados aos do ano passado.

A FecomercioSP avalia, ainda, que diversos fatores têm impactado o Índice de Estoques, a exemplo da inflação em alta e a expectativa de crescimento quase nulo para a economia e para o varejo de São Paulo, refletindo no desânimo do setor, principalmente no período de maior importância para o comércio, com a proximidade das festas de fim de ano.

Para 2015, a Federação espera aumento da adequação dos estoques, mas não em razão de melhoria nas vendas, mas pelo fato de os prognósticos estarem mais conservadores.

Nota metodológica
O Índice de Estoques é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde junho de 2011, com dados de cerca de 600 empresários do comércio nos municípios que compõem a região metropolitana de São Paulo. O indicador vai de zero a 200 pontos, representando, respectivamente, inadequação total e adequação total. Em análise interna dos números do índice, é possível identificar percepção dos pesquisados relacionada à inadequação de estoques para "acima" (quando há a sensação de excesso de mercadorias) e para "abaixo" (em casos de os empresários avaliarem falta de itens disponíveis para suprir a demanda em curto prazo).

Fechar (X)