Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Piora a percepção dos empresários do varejo em relação aos estoques das lojas

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 21 de agosto de 2014 - A situação dos estoques do comércio da região metropolitana de São Paulo (RMSP) piorou em agosto. De acordo com pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o Índice de Estoques (IE) para o mês ficou em 107,6 pontos - apontando baixas de 1,3% sobre o apurado em julho e de 13,2% em relação ao número de agosto de 2013. O indicador que capta a percepção dos comerciantes sobre o volume de mercadorias estocadas nas lojas varia de zero (inadequação total) a 200 pontos (adequação total).

Com o resultado, o IE volta a quebrar o recorde negativo e se aproxima da marca dos cem pontos - limite entre inadequação e adequação. A justificativa para o recuo da satisfação dos empresários sobre os estoques foi o aumento, de 14,3% entre julho e agosto, da parcela de entrevistados que afirmaram possuir menos mercadorias armazenadas do que o que preveem vender em curto prazo. A situação seria ainda pior não fosse a variação negativa de comerciantes (-3,5%), que disseram contar com excesso de produtos que necessitam para atender à demanda.

Para os economistas da FecomercioSP, em agosto foram vistos os primeiros indícios de que o período de ajustes de estoque está começando a surtir efeito. Na avaliação deles, assim como a elevação do indicador não pode ser automaticamente considerada positiva, a sua queda também não deve ser atribuída unicamente a fatores negativos. No atual cenário, a inadequação cresceu por causa da falta de estoques. Algo que, em tese, pode indicar uma retomada ainda que modesta da demanda, além da adaptação do varejo às novas perspectivas. A queda da proporção de entrevistados que afirmaram ter estoques elevados indica que gradativamente está havendo o ajuste necessário aos novos tempos de consumo mais fraco. Nos próximos meses, a perspectiva é de melhora do indicador a partir a migração da inadequação (sobretudo entre os que dizem ter estoques em excesso) para a adequação.

Nota metodológica
O Índice de Estoques é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde junho de 2011, com dados de cerca de 600 empresários do comércio nos municípios que compõem a região metropolitana de São Paulo. O indicador vai de zero a 200 pontos, representando, respectivamente, inadequação total e adequação total. Em análise interna dos números do índice, é possível identificar percepção dos pesquisados relacionada à inadequação de estoques para "acima" (quando há a sensação de excesso de mercadorias) e para "abaixo" (em casos de os empresários avaliarem falta de itens disponíveis para suprir a demanda em curto prazo).

Fechar (X)