Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Podcasts

Reforma Tributária precisa resolver os problemas do sistema sem aumentar a carga; ouça

Especialistas falam dos possíveis impactos das PECs às empresas

Ajustar texto A+A-

Reforma Tributária precisa resolver os problemas do sistema sem aumentar a carga; ouça
Sacconato ainda reforça a importância de uma Reforma Administrativa antes da Tributária (Arte: TUTU)

O Brasil precisa de uma Reforma Tributária que simplifique o sistema tributário sem aumento de carga para o contribuinte, como relata o economista André Sacconato e a assessora jurídica Sarina Manata no mais recente episódio especial do Economix – podcast de economia e negócios da Federação do Comércio Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

No programa, os especialistas analisam a proposta modelada pelo governo federal e os possíveis impactos que ela pode causar às empresas, com destaque para o possível aumento da carga tributária e os efeitos para os negócios optantes pelo Simples Nacional. Os pontos que podem ser aprimorados e as expectativas quanto ao andamento do texto também foram assunto do debate.

“A FecomercioSP sempre alertou que o sistema tributário é caótico e precisa de melhorias e simplificação, pois penaliza os empresários. A Entidade questiona que preço vamos pagar por essa mudança, porque as propostas em discussão no Congresso Nacional indicam que haverá aumento da carga tributária setorial, especialmente para o setor de serviços”, explica Sarina.

banner_estatico_reforma_tributria_733x300

Sacconato ainda reforça a importância de uma Reforma Administrativa antes da Tributária. “Essa seria a ordem natural das coisas. Primeiro, preciso tentar racionalizar o máximo possível, dar eficiência à máquina pública e valorizar os recursos que vêm da população, que são os impostos pagos, para, depois, pensar em como vou cobrar e fazer a partilha.”

Ouça o podcast a seguir.

O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)