Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Revitalização da região da Praça 14 Bis será positiva aos comerciantes locais

Nova linha do metrô no trecho irá transportar aproximadamente 633 mil pessoas por dia

Ajustar texto A+A-

Revitalização da região da Praça 14 Bis será positiva aos comerciantes locais

O Conselho de Desenvolvimento Local da FecomercioSP acredita que a implantação de uma estação de metrô e a reestruturação dos espaços vão impulsionar o comércio
(Arte TUTU)

A construção da linha 6 Laranja do metrô, a revitalização prevista para a Praça 14 Bis e o aumento da movimentação esperado para a região da Bela Vista devem beneficiar empresários do comércio e de serviços do local.

A nova linha, que terá 15 estações, ligará a estação São Joaquim à região da Brasilândia. Haverá interligação com as linhas 1 Azule 4 Amarela do Metrô e com estações de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), por meio das linhas 7 Rubi e 8 Diamante.

Embora as obras da nova linha estejam em andamento, o início da construção da Estação 14 Bis, que será próxima à Praça, depende da liberação das áreas cuja responsabilidade é do Governo do Estado de São Paulo, segundo informou a concessionária Move São Paulo. Atualmente a Praça 14 Bis está fechada e o trecho isolado abrigará o canteiro das obras.

Toda a praça e seu entorno passarão por intervenções para revitalização, ações que devem ocorrer por meio de um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura, que elaborarão um projeto para revitalizar a região ainda de acordo com informações a concessionária.

Apesar de não haver menção a prazos para as melhorias, a expectativa é de que ocorram dentro do período de entrega da linha 6 Laranja, que ficará pronta em 2020, quando a região já passará a receber maior fluxo de pessoas.

Expectativas

O Conselho de Desenvolvimento Local da FecomercioSP acredita que a implantação de uma estação de metrô e a reestruturação dos espaços embaixo do viaduto Plínio de Queiroz - que atualmente estão degradados e oferecem pouca segurança para a população -devem impulsionar o comércio existente na região e gerar novos negócios.

O comerciante Rodrigo Oliveira, um dos sócios de uma lanchonete nas imediações da Praça 14 Bis, conta que muitos clientes evitam a área com medo de assaltos e violência. “Ainda estamos em uma fase complicada, pois toda obra causa transtornos. Porém, quando tudo estiver pronto, a movimentação será bem maior e vamos ganhar nova clientela.”

Segundo o Conselho de Desenvolvimento Local, com a perspectiva das melhorias trazidas pela revitalização, os comerciantes precisam estar preparados para a novidade, investindo na estética de seus estabelecimentos, acessibilidade e qualidade de serviços e produtos. “Estar integrado à paisagem urbana trará destaque para os comércios e atrairá novos clientes”, conclui Jorge Duarte, presidente do Conselho.

Fechar (X)