Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

14/02/2020

Empreendedores discutem perspectivas para os negócios no País

Compilação de entrevistas do UM BRASIL aponta dificuldades e oportunidades que caracterizam a atividade empresarial brasileira

Ajustar texto: A+A-

Empreendedores discutem perspectivas para os negócios no País

Entrevistados debatem temas como a complexidade do sistema tributário e o papel da inovação no ambiente corporativo
(Arte: TUTU)

O estímulo à atividade empresarial é fator crucial para o desenvolvimento da economia do País, com geração de empregos e crescimento sustentável. Não à toa, o UM BRASIL, uma realização da FecomercioSP, dedica parte significativa de sua atenção ao debate de soluções para a melhoria do ambiente de negócios.

Por isso, na busca por aprofundar essa discussão, entrevistamos renomados empresários e executivos brasileiros, que compartilharam conosco suas experiências e percepções sobre empreender no Brasil.

Veja também
"Mesmo que haja turbulência, Brasil continuará atraente para investimentos"
Brasil precisa redefinir e reorganizar funções do Estado, diz professor da FGV
Setor financeiro precisa quebrar o paradigma da desconfiança, afirma Bernardo Piquet

Entre as dificuldades, um dos fundadores e integrante do Conselho de Administração da Natura, Guilherme Leal, destaca os desafios que o sistema tributário impõe às empresas. O CEO da Votorantim, João Miranda, por sua vez, ressalta que diversas exigências burocráticas atravancam o planejamento e a criação de novos negócios.

Pelo lado das oportunidades, a presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Luiza Trajano, comenta que, apesar dos entraves, o Brasil oferece muitas possibilidades para quem se interesse por investir no setor produtivo.

Reconhecido como um dos grandes empreendedores da atualidade, o presidente do Grupo XP, Guilherme Benchimol, chama a atenção para o lado financeiro da economia brasileira, que passa por uma transformação com a ascensão das empresas de investimento.

Com foco no papel do empreendedor, a executiva Rachel Maia, cuja carreira conta com passagens por Tiffany e Pandora, aconselha os empresários a constantemente se capacitarem, o que ela considera essencial para ter condições de competir no mercado.

Por fim, o sócio da PwC no Brasil, Ricardo Neves, destaca um ponto importante sobre um dos temas em voga no ambiente corporativo. Segundo ele, inovação faz sentido quando se trata de entender os anseios do consumidor.

Faça parte
Se você tem interesse no debate político e econômico e na melhoria do ambiente de negócios para que a sua empresa possa crescer, conheça melhor a FecomercioSP. Você pode se tornar um associado e ter acesso a conteúdos e serviços exclusivos, além de descontos em eventos e outros benefícios.