Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Editorial

A saga continua: o cenário inflacionário veio para ficar

Especialista explica que, de forma geral, a situação inflacionária no Brasil é difusa e inercial

Ajustar texto A+A-

A saga continua: o cenário inflacionário veio para ficar

O core inflation está em 6,2%, muito acima da meta estabelecida
(Arte: TUTU)

Por André Sacconato*

Na semana passada, falamos aqui sobre a dificuldade que os bancos centrais enfrentam no combate à inflação.

Alguns, como o Federal Reserve (FED), dos Estados Unidos, estão subestimando o problema. A situação realmente parece assolar o mundo todo.

As divulgações das inflações oficiais brasileira, chinesa e norte-americana só corroboram o problema. Está claro, por vários motivos, que o excesso de liquidez dos países desenvolvidos começa a cobrar o seu custo.

No Brasil, a divulgação do Índice de preços de consumidor Amplo (IPCA), produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicou crescimentos de 1,06%, no mês de abril, e inacreditáveis 12,13%, em 12 meses.

Ainda que este número esteja um pouco abaixo das expectativas, traz notícias não muito animadoras sobre o futuro da inflação.

Veja também:
FecomercioSP contribui com propostas para modernização dos processos administrativo e tributário
Surpresa positiva? Dados indicam economia mais forte no primeiro trimestre
Tempo médio de tramitação processual tributária no País supera dois anos, aponta estudo do CNJ

Uma delas diz respeito ao índice de difusão que mede a proporção de bens e atividades que registraram alta de preços, o qual atingiu 78,2%, recorde desde janeiro de 2003. Isso significa que 8 a cada 10 produtos pesquisados estão mais caros, ou seja, a inflação está completamente disseminada na economia.

Tal fato se confirma ao analisarmos os setores isoladamente: alimentos e bebidas subiu 2,06%, no mês, e 16%, em um ano; assim como roupas, com 1,54% e 15,7%, respectivamente; e transportes, com 1,91% e 19,7%.

O índice só não foi maior porque a energia caiu 6,21% e o setor de serviços ainda não teve os custos majorados.

Os juros devem continuar subindo, pois o Banco Central (Bacen) vem fazendo um bom trabalho na política monetária. Além disso, o mercado de trabalho no País ainda se mostra bem fraco.

Nos Estados Unidos, os dados da inflação são muito semelhantes aos brasileiros. Apesar de o número anual de abril (8,3%) ter sido menor do que o apurado em março (8,5%), a diferença, mais uma vez, foi causada por quedas no preço da energia.

O core inflation, os preços menos voláteis e que baseiam as decisões de política financeira, ainda estão em 6,2%, muito acima da meta estabelecida.

Naquele país, existe um processo muito perigoso: a inflação, que está afetando os serviços, começa a contaminar os salários e os preços em geral.

Como o FED tem agido com muita condescendência diante de todo o contexto, os salários reais já estão se deteriorando. Resultado: o processo de aumento de juros terá de ser maior, a fim de debelar a inflação, ainda mais num país onde o mercado de trabalho está muito aquecido.

Na China, a despeito de a inflação ao consumidor estar em nível muito menor (2,1% ao ano), vem crescendo consistentemente. Além disso, o índice de preços ao produtor ainda está muito alto – 8% em 12 meses. A invasão da Ucrânia pela Rússia e a política de Covid Zero podem piorar o quadro.

De toda esta conjuntura, podemos tirar uma lição: o mundo não será mais fluido como antes. Não teremos capitais em abundância flutuando em quantidade suficiente para evitar problemas de financiamento e balanço de pagamentos.

Viveremos uma realidade mais restrita, com menos liquidez, juros maiores e dólares voltando aos Estados Unidos – que, mais cedo ou mais tarde, aumentarão os retornos nos títulos de renda fixa.

A tendência é, decerto, de um cenário em que crescer se tornará mais difícil, infelizmente.

Saiba mais sobre o Conselho de Economia Empresarial e Política (CEEP).

*André Sacconato é economista, consultor da FecomercioSP e integrante do CEEP.
Artigo originalmente publicado no Portal Contábeis em 20 de maio de 2022.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)