Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

FecomercioSP apresenta dicas para varejista equilibrar estoques e capital de giro neste Natal

Varejo tem que planejar a oferta de produtos para evitar sobras e custos elevados com armazenamento de estoques

Ajustar texto A+A-

FecomercioSP apresenta dicas para varejista equilibrar estoques e capital de giro neste Natal

Sobra de estoques pode ocorrer em janeiro, quando o consumidor já não vai mais às compras como no fim do ano
(Arte: TUTU)

Um dos grandes desafios do varejista é lidar com a sobra de mercadorias. Os estoques, mal planejados, não conseguem ser vendidos em meses de baixa nos negócios. Na época de fim de ano, a rotina da loja muda bastante: aumenta o número de itens à venda e entram produtos sazonais, o que exige espaço para armazenamento das mercadorias e trabalho reforçado para vender o estoque. Além disso, há o desafio de ter à disposição produtos procurados pelos consumidores.

A sobra de estoques é uma situação que pode ocorrer em janeiro, quando as datas festivas passaram e o consumidor já não vai mais às compras como no fim do ano. Todo início de ano é um período em que o consumidor tem de pagar dívidas contraídas no Natal e também pagar as despesas típicas do mês de janeiro, tais como matrícula escolar, impostos, despesas com férias, entre outros gastos. Além de as famílias terem o orçamento comprometido, muitas indústrias dão férias coletivas a seus funcionários, reduzindo ainda mais o poder de compra dos trabalhadores.

Veja também:
O momento é de empreender, diz Carlos Wizard
Do pequeno ao grande: a importância do e-commerce para o setor de comércio e serviços
Ying Lowrey discute inclusão digital e empreendedorismo de base

Não há segredo para o varejista que busca ter boas vendas no Natal e evitar percalços em janeiro. É preciso planejar e identificar todas as possíveis ocorrências.

Na atual conjuntura, o consumidor está retomando a confiança, mas ainda não está disposto a realizar despesas expressivas. Por um lado, o consumidor está mais contido, por outro, ainda há um alto índice de desemprego no País. Por isso, o empresário do comércio deve ter cuidado com a tendência de querer aproveitar o Natal para recuperar as vendas perdidas ao longo do ano.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apresenta algumas dicas para o varejista equilibrar os estoques e o capital de giro neste fim de ano:

• Elabore um planejamento para o mês de dezembro analisando o histórico de vendas. Esse levantamento facilita a projeção e reduz as chances de erro;

• Identifique a necessidade de capital de giro para janeiro e não comprometa os recursos com a compra de mercadorias;

• Considere todos os custos envolvidos no armazenamento de produtos, como custos de estoque, de espaço, de manuseio, entre outros;

• Planeje com os fornecedores as quantidades ideais e os prazos de pagamento, procurando negociar prazos longos;

• Avalie o sortimento ideal de produtos sazonais para minimizar perdas e, se a empresa apresentar restrição de capital, é relevante abdicar de alguns itens sazonais, preferindo produtos que possam ser vendidos depois das festas;

• Monitore diariamente as vendas para uma boa gestão dos estoques.

De todo modo, há um risco que o empresário do comércio tem que correr, que é fazer um investimento prévio sem saber exatamente quanto vai vender e com que margem. O que reduz esse risco é um bom planejamento para alcançar o resultado desejado.

Fechar (X)