Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Legislação

FecomercioSP consegue parcelamento do ICMS relativo às vendas de dezembro

Empresário poderá recolher o tributo em até duas parcelas mensais e consecutivas sem juros e multas

Ajustar texto A+A-

FecomercioSP consegue parcelamento do ICMS relativo às vendas de dezembro
A solicitação é realizada tradicionalmente pelo Conselho de Assuntos Tributários (Arte: TUTU)

Em atendimento ao pleito realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), junto a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Governo do Estado de São Paulo, os contribuintes do comércio varejista poderão parcelar o ICMS devido pelas saídas de mercadorias em dezembro de 2023. A possibilidade está prevista no Decreto 68.244, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, na última terça-feira (26).

A solicitação, realizada tradicionalmente pelo Conselho de Assuntos Tributários, leva em consideração a queda expressiva de vendas nos primeiros meses de cada ano, assim como as típicas cobranças de tributos deste período, como o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Imposto sobre a Propriedade Territorial e Urbana (IPTU).

No documento, a Federação solicitou que o recolhimento do tributo fosse feito em até duas parcelas mensais e consecutivas, com a dispensa de juros e multas. O pedido foi acatado nestes termos e os contribuintes poderão recolher o imposto desde que:

*a primeira parcela seja recolhida até o dia 20 do mês de janeiro de 2024;

*a segunda parcela seja recolhida até o dia 20 do mês de fevereiro de 2024.

Atenção

Importante lembrar que o recolhimento do ICMS parcelado é opcional, e o contribuinte pode efetuar o recolhimento integral do imposto no mês de janeiro de 2024.

Entretanto, o contribuinte que optar pelo benefício e deixar de efetuar o recolhimento de qualquer das parcelas até as datas previstas, ou efetuar o recolhimento em valores inferiores ao devido, perderá o direito concedido, acrescidos dos encargos legais devidos.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)