Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Nove dicas para manter controle dos fluxos de caixas em momento de incerteza econômica

FecomercioSP traz orientações neste cenário de queda persistente na confiança do empresário

Ajustar texto A+A-

Ouvir Texto:

00:00 00:10
Nove dicas para manter controle dos fluxos de caixas em momento de incerteza econômica
Período exige cuidados com as condições de inflação, juros e crédito, variáveis vitais para o consumo (Arte: TUTU)

Manter o controle dos fluxos de caixas é o melhor caminho para um negócio mais saudável, diante da queda persistente da confiança do setor empresarial, que começa a influenciar a percepção de desaceleração do ritmo de atividade para os próximos meses. O cenário, que combina fraca intenção de consumo a um alto custo financeiro para empresas e consumidores, mostra uma tendência de queda nas vendas.

O período exige cuidados com as condições de inflação, juros e crédito, variáveis vitais para o impulsionamento do consumo e que atualmente retratam um quadro de incertezas para o comércio. Por isso, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) separou algumas dicas importantes para um ano desafiador.

1)          Conhecimento sobre o ambiente econômico: informe-se sobre mudanças nos sistemas tributário, contábil e de regulação, pois estes são temas que influenciam diretamente as formas de gerenciamento dos negócios.

Aperfeiçoe a gestão com indicadores econômicos; baixe o e-book

2)          Ampliação do relacionamento com os clientes: adote um CRM (Customer Relationship Management ou, em português, “gestão de relacionamento com o cliente”) para fidelizar e alcançar público, a fim de restabelecer os fluxos de caixas.

3)          Avaliações: realize, constantemente, uma avaliação no planejamento do negócio, em função de uma análise criteriosa do histórico e da projeção de vendas, com o objetivo de identificar, avaliar e estimar o mercado consumidor.

4)          Ampliação dos canais: aprimore a infraestrutura tecnológica online, ao criar aplicativos e investir em e-commerce. Este tipo de canal de vendas estimula o relacionamento da empresa com os clientes e auxilia o acesso de informações de serviços e produtos ofertados.

Os primeiros passos no comércio eletrônico: tire o melhor proveito dos marketplaces

Baixe o e-book e aprenda a montar uma operação de comércio eletrônico

5)          Formas alternativas de faturamento: busque formas alternativas de receita, como promoção de produtos estocados, planos de desconto, garantia estendida e venda cruzada (quando o cliente leva um produto relacionado a outro). Amplie os serviços de entrega para manter o nível de compra, diversifique as formas de pagamento e implemente estratégias de divulgação por meio de produtos digitais, como Facebook, WhatsApp, Instagram etc.

Saiba como criar um perfil nas redes sociais e explorar o mercado consumidor online

6)          Curva ABC dos produtos: para as empresas que trabalham com um portfólio grande de produtos, a dica é focar nos itens mais lucrativos.

7)          Gestão eficiente dos estoques: a FecomercioSP orienta, principalmente aos pequenos negócios, que demandam um estoque mais eficiente, adotar um controle mapeado de acordo com o giro de consumo.

A FecomercioSP produziu um conteúdo especial que detalha o controle de estoques nos setores de varejo, atacado, indústria e serviços

8)          Inventários: faça inventários físicos e liquidações para se capitalizar, diminuir o custo de estocagem e estimular novas vendas.

9)          Planejamento financeiro das empresas: adapte o capital de giro da empresa ao modelo de processo de compras e vendas, pois o momento é de racionalizar custos.

Saiba como calcular o capital de giro

Gestão de custos: aprenda a controlar as suas despesas com a nossa planilha

Gestão eficiente para a sua empresa

Quer se aprofundar em mais temas de gestão empresarial? Conheça o Fecomercio Lab – nosso canal para associados(as) em que você encontra produtos e serviços exclusivos, além de orientações para o seu negócio. Saiba mais. 

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)