Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Legislação

Que história é essa de Difal-ICMS? Entenda como sua empresa é afetada com cobrança adicional sobre vendas interestaduais

STF deve retomar, em breve, discussão sobre cobrança ainda em 2022, o que a FecomercioSP defende na Corte como inconstitucional

Ajustar texto A+A-

Que história é essa de Difal-ICMS? Entenda como sua empresa é afetada com cobrança adicional sobre vendas interestaduais
Com Didfal, empresários pagam a mais para mandar sua mercadoria para o comprador final que mora em outro Estado (Arte: TUTU)

No dia 12 de abril, o Supremo Tribunal Federal (STF) reinicia o debate sobre o Difal-ICMS. Este é um tópico importante para as empresas, pois a votação decidirá se a oneração imposta aos negócios já era válida em 2022, ou se vale apenas a partir de 2023, seguindo o entendimento que a FecomercioSP, as empresas e muitas outras entidades têm sobre o que diz a Constituição e a propria lei do Difal.

O Difal quer dizer que, quando sua empresa vender para um consumidor final que reside em outro Estado, além de pagar o ICMS para o seu Estado (origem), também terá que recolher um porcentual para o Estado destino. 

Para entender melhor o tema e como isso te afeta, confira alguns esclarecimentos, a seguir. 

O que é Difal? 

O Difal-ICMS é a diferença entre a alíquota interestadual do ICMS e a alíquota interna do Estado para onde a mercadoria está sendo enviada (destino). 

O porcentual a mais é recolhido pela empresa que vende, e vale para vendas a consumidores finais que moram em outro Estado, desde que não sejam contribuintes do ICMS. 

Por exemplo: com o Difal embutido na conta, se uma empresa de São Paulo vende um produto para algum consumidor final no Rio de Janeiro, terá de pagar: 

-  o ICMS para o Estado de onde o produto está saindo (neste caso, é recolhida a alíquota interestadual válida para São Paulo, de 12%) 

- e também o ICMS para o Estado de destino. No nosso exemplo com o Rio de Janeiro, essa “segunda” alíquota será de 6%. Isso, porque a alíquota interna do ICMS no Rio é de 18%; então, os 6% do Difal são a diferença entre 12% (interestadual) e 18% (alíquota interna do Rio de Janeiro). No fim das contas, o comerciante pagará mais imposto. 

Por que o produto fica mais caro com o Difal? 

Conforme mostra o exemplo, na prática, os empresários pagam a mais para mandar sua mercadoria para o comprador final que mora em outro Estado. Como esse custo adicional entra na composição do preço, o consumidor será o grande afetado com mais imposto embutido no consumo; a arrecadação estadual é a única que ganha.

O que está em "jogo" com a votação no STF? Entenda aqui.

Acompanhe a FecomercioSP

Para saber mais sobre as atividades de advocacy da FecomercioSP ou conhecer as atividades dos conselhos da Entidade, fale conosco pelo e-mail ri@fecomercio.com.br.

Você já conhece o Fecomercio Lab – nosso canal para associados(as) em que você encontra produtos e serviços exclusivos, além de orientações para o seu negócio? Saiba mais aqui.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)