Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Queda da inflação vai favorecer a recuperação da economia em 2017

Arrefecimento da alta dos preços deve diminuir restrição orçamentária dos consumidores

Ajustar texto A+A-

Queda da inflação vai favorecer a recuperação da economia em 2017

Com arrefecimento dos preços, famílias devem voltar a ter espaço no orçamento para consumir
(Arte/TUTU)

A inflação brasileira deve continuar em trajetória de queda em 2017 e, consequentemente, o arrefecimento da alta dos preços deve favorecer a recuperação da economia, avalia Julia Ximenes, da assessoria econômica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

“Para o próximo ano, a gente deve ter preços em patamares mais comedidos do que verificamos este ano. Devemos ter menos pressão de custo, porque tem menos aumentos para acontecer”, diz a economista.

De acordo com ela, ao longo de 2016 os preços estiveram bastante pressionados no primeiro semestre, mas o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial de inflação do País, demonstra que a trajetória de queda vista no segundo semestre deve continuar.

“Quando olhamos o medidor oficial, que é IPCA, dos nove grupos avaliados, já começamos a ter quatro deles com queda, com variação negativa. É o que costumamos chamar de aumento na dispersão de quedas. Isso também é bastante favorável para a situação da formação de preços em geral. É o início da indicação que estamos começando a sair desse processo inflacionário em que vínhamos até o momento”, afirma Julia.

Um ponto importante levantado pela assessoria econômica da FecomercioSP é que o arrefecimento inflacionário deve abrir espaço no orçamento das famílias, ainda muito pressionado pela alta dos preços.

“É importante pensar que quando olhamos essa tendência para o próximo ano, se vamos ter menos pressão em alimentos, habitação e serviços de transporte, estamos falando de um montante de mais ou menos 60% da renda das famílias. Então vamos ter um alívio bem forte no bolso do consumidor, começar a ter uma restrição de renda menor e isso vai acabar favorecendo bastante uma retomada do crescimento econômico e na recuperação dessa crise que estamos enfrentando”, avalia Julia.

Confira, abaixo, a entrevista com a assessora econômica da FecomercioSP e acesse as análises sobre o desempenho do varejo paulista, o emprego no setor e os indicadores de confiança para 2017.

 
Fechar (X)