Pesquisa
11/09/2025Maioria das empresas paulistanas ainda não usa IA, mas está interessada em saber como adotá-la
Estudo da FecomercioSP aponta que falta de conhecimento é entrave; capacitação é o caminho ao País
Mais da metade das empresas (58%) do varejo paulistano ainda não se vale de ferramentas de Inteligência Artificial (IA), tampouco tem planos para adotá-las nas operações a curto prazo. É o que revela um estudo com 300 negócios na capital paulista realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Isso acontece, sobretudo, porque o grosso desse ambiente empresarial ainda é formado por Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), que, ao contrário dos negócios de maior porte, ainda estão incorporando essas tecnologias gradualmente.
Entre as MPMEs, por exemplo, o número daquelas que não utilizam a ferramenta sobe para 62,4% [tabela 1]. É por isso que, na leitura da FecomercioSP, é hora de disseminar mais informação e capacitação sobre as possibilidades que a tecnologia oferece. Em paralelo, é fundamental que haja uma regulação equilibrada que ofereça vantagens relevantes aos negócios.
Mas isso não significa falta de interesse: o estudo ainda revela que seis em cada dez empresas (57%) buscam informações recorrentes sobre a IA em vários canais — desde redes sociais (21%) até cursos online (13%), passando pelas consultorias (8,3%) [tabela 2].Não é à toa, considerando que quase um terço (29,3%) dos ouvidos na pesquisa relata que o principal impasse na adoção dessas ferramentas é a falta de conhecimento [tabela 3].
[TABELA 1]
A sua empresa já utiliza alguma solução baseada em IA?
Fonte: FecomercioSP
PLN EM ALTA
Como não poderia deixar de ser, as tecnologias de IA mais utilizadas — ou ao menos consideradas — pelos varejistas paulistanos são as do modelo de Processamento de Linguagem Natural (PLN), que geram conteúdo rápido a partir de comandos, como o ChatGPT, da OpenAI, ou o Copilot, da Microsoft. As ferramentas de PLN são citadas por 39% dos entrevistados, seguidos pelos chatbots ou assistentes virtuais (33%).
Esse fato se explica, sobretudo, pela acessibilidade desses instrumentos, que contam com versões gratuitas e são facilmente utilizadas no cotidiano.
[TABELA 2]
Onde a sua empresa costuma buscar informações ou apoio sobre IA?
Fonte: FecomercioSP

PEQUENAS E GRANDES
Os dados da FecomercioSP também ressaltam comportamentos bastante distintos entre pequenas e médias e as grandes empresas no uso da ferramenta. De um lado, as MPMEs ainda estão buscando meios de incorporar a tecnologia nas operações, enquanto as maiores já contam com estruturas mais sólidas.
É por isso que, se os negócios menores recorrem a conteúdo online sobre como usar as IAs, as grandes tendem a buscar ajuda de fornecedores de tecnologia (18%) e de consultorias especializadas (12%) nesse processo.
Há, porém, elementos compartilhados entre as empresas de todos os portes, como os custos elevados para adotar a IA, citados por 11,2% das pequenas e médias e por 14% das grandes; e a falta de conhecimento interno para implementar e usar as ferramentas (29,2% e 30%, respectivamente). Em compensação, as grandes têm mais tempo disponível para avançar nessa direção do que as pequenas [tabela 3].
[TABELA 3]
Qual é o principal desafio, hoje, para adotar ou ampliar o uso de IA?
Fonte: FecomercioSP
IMPACTO SOBRE O MERCADO DE TRABALHO
Quatro em cada dez empresas esperam que a IA promova uma transformação nas funções do mercado de trabalho, sobretudo exigindo novas habilidades. Esse movimento é ainda mais evidente entre as empresas maiores: 46% delas acreditam nessa mudança [tabela 4], número que é de 38,8% entre as MPMEs.
[TABELA 4]
Como você acredita que a IA impactará os empregos nos próximos cinco anos?
Fonte: FecomercioSP
A visão geral sobre a tecnologia, no entanto, é positiva — 43% dos empresários dizem que ela trará mais oportunidades de crescimento para pequenos e médios. Mas há diferenças nos portes, com as grandes mais otimistas do que as menores.
A expectativa é que esse efeito seja observado especialmente em áreas como Marketing e Vendas(47%) e Atendimento ao Cliente (25%). Entre os negócios maiores, existe mais percepção dos efeitos sobre processos logísticos (16%) e desenvolvimento de produtos (10%).
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/ia/materias/maioria-das-empresas-paulistanas-ainda-nao-usa-ia-mas-esta-interessada-em-saber-como-adota-la-1
Notícias relacionadas
-
Varejo
Entidade apoia PL que promove tratamento diferenciado a MPEs
Proposta promove tratamento diferenciado a MPEs e fortalece políticas de defesa do consumidor
-
Impostos
FecomercioSP atua para reduzir impactos negativos sobre os negócios
Reforma TributáriaReforma Tributária inaugura uma nova contabilidade empresarial
EmpresasConheça 5 áreas em alta para empreender como franquia
Recomendadas para você
-
Impostos
Congresso Codecon 2025 debate os desafios do novo sistema tributário e sua aplicação
Fórum prepara profissionais e empresários para lidar com longo período de transição
-
Institucional
Inovação e governo digital: o futuro da gestão pública no Brasil
Tema integra o livro ‘UM BRASIL 11’, que discute caminhos para impulsionar o Brasil
-
ESG
Discussão aborda os riscos do novo licenciamento ambiental
Retrocessos ambientais para a competitividade nacional em debate na FecomercioSP
-
Reforma Tributária
Xô juridiquês! Saiba tudo sobre a Reforma Tributária com cartilhas acessíveis e práticas
Material exclusivo da FecomercioSP orienta empreendedor ao longo da jornada do novo sistema até 2033