Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Parcela de empresários do varejo com estoques adequados cai em dezembro, aponta FecomercioSP

Segundo a Entidade, queda de 1,8% neste mês se deve ao aumento da inadequação abaixo, ou seja, mais empresários reclamando da falta de estoques

Ajustar texto A+A-

Parcela de empresários do varejo com estoques adequados cai em dezembro, aponta FecomercioSP

Apesar da queda mensal, índice tem comportamento condizente com a onda de otimismo deste fim de ano
(Arte: TUTU)

Após duas altas consecutivas, o Índice de Estoques (IE) do comércio varejista paulistano caiu em dezembro, ao passar de 114,3 pontos em novembro para 112,3 pontos neste mês, queda de 1,8%. Em relação ao mesmo período do ano passado, o IE registrou alta de 9%.  

Os dados são levantados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e captam a percepção dos varejistas sobre o volume de mercadorias estocadas nas lojas, variando de zero (inadequação total) a 200 pontos (adequação total). A marca dos cem pontos é o limite entre inadequação e adequação.  

Veja também:
Faturamento do varejo brasileiro na semana que antecede o Natal foi R$ 1,7 bilhão superior a 2017, estima FecomercioSP
Após período eleitoral, 2019 deve consolidar retomada da economia, com elevação de 3% do PIB
Intenção do empresário em investir e contratar cresce em dezembro 

De acordo com a assessoria econômica da Entidade, apesar da queda mensal, o IE ainda mostra comportamento condizente com a onda de otimismo deste fim de ano, principalmente por causa dos resultados eleitorais, que, na visão do empresariado, é uma oportunidade para a retomada da economia. A queda de 1,8% em dezembro referente a novembro se deve ao aumento da inadequação abaixo, ou seja, mais empresários reclamando da falta de estoques em relação ao que se via nos meses passados.  

Em dezembro, 56% dos empresários consideraram seus estoques adequados, queda de 0,9 ponto porcentual (p.p.) em relação ao mês anterior. A proporção de comerciantes que declararam ter excesso de mercadorias nas prateleiras caiu 1,1 p.p. (29,5%). Já os que consideram ter estoques baixos subiu 2,2 p.p. (14,2%).  

Para a Federação, os números melhoraram, entretanto, os dados do período anterior à crise econômica de 2014 a 2016 indicavam um patamar histórico com média de 60% de adaptação, enquanto 25% dos empresários tinham estoques acima do adequado naquele momento.  

Ainda de acordo com a Entidade, o aquecimento dos indicadores qualitativos da FecomercioSP está apontando para uma onda positiva de atitudes tanto de consumidores quanto de empresários, que começou logo na virada de outubro para novembro e se intensificou em dezembro. Como a Entidade vinha alertando ao longo dos últimos meses, dificilmente investidores e consumidores assumiriam posturas ousadas diante de muitas dúvidas e incertezas que se colocavam sobre o destino do País. No entanto, ainda restam focos de dúvidas após a posse do novo governo, que deve passar da proposta de uma agenda reformista para a apresentação efetiva de projetos e obter boa aceitação do Congresso.  

Nota metodológica

O Índice de Estoques (IE) é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde junho de 2011 com dados de cerca de 600 empresários do comércio no município de São Paulo. O indicador vai de zero a 200 pontos, representando, respectivamente, inadequação total e adequação total. Em análise interna dos números do índice, é possível identificar a percepção dos pesquisados relacionada à inadequação de estoques para “acima” (quando há a sensação de excesso de mercadorias) e para “abaixo” (em casos de os empresários avaliarem falta de itens disponíveis para suprir a demanda em curto prazo). A pesquisa é referente ao município de São Paulo, mas sua base amostral reflete o cenário da região metropolitana.

Fechar (X)