Pesquisa Conjuntural do Comércio Eletrônico

Faturamento do comércio eletrônico paulista cresce 42,9% no quarto trimestre de 2018 

O faturamento real do comércio eletrônico no Estado de São Paulo encerrou o quarto trimestre de 2018 com crescimento de 42,9% em comparação ao trimestre anterior, com faturamento real de R$ 5,87 bilhões e 14,3 milhões de pedidos feitos pela internet. Em comparação ao quarto trimestre de 2017, o avanço nas vendas nesse segmento foi de 13,1%. O total das vendas pelo e-commerce em 2018 foi 4% superior a 2017. 

Na comparação com os três últimos meses de 2017, o crescimento nas vendas em 2018 foi o seguinte: outubro obteve aumento de 12,7%; novembro, de 9,1%; e dezembro, de 20,1%. Nesse mesmo trimestre, os bens duráveis concentraram 72,4% do faturamento. Já os semiduráveis obtiveram participação de 14,1% nas vendas, e os não duráveis, de 13,5%. 

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Sobre

A Pesquisa Conjuntural do Comércio Eletrônico (PCCE) para o Estado de São Paulo é realizada com dados fornecidos pelo E-bit e apurada mensalmente por meio da adoção de metodologia exclusiva, que permite contar com informações inéditas em levantamentos de conjuntura varejista: comparações entre os volumes negociados no e-commerce com o faturamento mensal das lojas físicas no Estado de São Paulo.

Como é obtido

O processo de acompanhamento mensal do comércio eletrônico exigiu a elaboração de metodologia exclusiva, o que permitiu se contar com informações inéditas em levantamentos de conjuntura varejista: comparações entre os volumes negociados no e-commerce com o faturamento mensal das lojas físicas no estado de São Paulo, segmentadas pelas 16 regiões definidas pelas Delegacias Regionais Tributárias da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Isso permitirá se conhecer a participação de cada uma dessas regiões no total das vendas do e-commerce e seu comportamento ao longo dos meses.

Além disso, no âmbito exclusivo do comércio online serão disponibilizados dados inéditos sobre número de pedidos, ticket médio e variações reais desse segmento mensalmente.

Utilidades

Trata-se de mais uma fonte importante de conhecimento da conjuntura do comércio, em um âmbito moderno e com crescente importância na economia, que pode ser um instrumento valioso tanto para consumidores, como para empresários e também como elemento de orientação de políticas públicas para a segurança e melhoria das transações efetuadas no universo do e-commerce.

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